Obras da Nova Esperança estão em ritmo acelerado

10/06/2010 11:13:25 - Jornalista: Cristian Kupfer

Foto: Cris Costa

Obras prosseguem em ritmo intenso

Prosseguem em ritmo intenso as obras da Nova Esperança, uma parceria entre a Prefeitura de Macaé e o governo federal, por intermédio do Ministério das Cidades – Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que promove urbanização e recuperação da área. O investimento é de R$ 12 milhões. Até o momento, cinco ruas já foram beneficiadas com pavimentação, drenagem e construção de rede de água pluvial. O PAC foi implantado em Macaé graças a uma articulação em 2007 do prefeito Riverton Mussi (PMDB) com o presidente Lula.

Na tarde de quarta-feira (9), o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, a subsecretária de Urbanismo, Alessandra Ribeiro Aguiar, representantes da empresa responsável pela obra, o coordenador da Cedae, Luciano Diniz, o deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e a da Comissão Especial de Acompanhamento do PAC na Alerj, Rodrigo Neves, entre outros, conferiram as obras na Nova Esperança e o alicerce dos apartamentos que serão construídos. Os prédios terão quatro blocos, que vão abrigar 64 apartamentos para as pessoas que residem nas margens do mangue e áreas de risco do bairro.

As obras estão a cargo da empresa Hidrolumem Construtora, que tem o acompanhamento da secretaria de Obras Públicas (Semop). A previsão do término das obras no bairro é para o final do ano.

O presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, lembrou que cerca de cinco mil famílias serão beneficiadas com as obras do PAC. "A parceria entre o prefeito Riverton Mussi e o presidente Lula está garantindo para a Nova Esperança infraestrutura completa, com construção de rede de água pluvial, rede de esgoto, rede para fornecimento de água potável, pavimentação das ruas com paralelos, equipamentos comunitários como posto médico, além de unidades habitacionais", comentou.

Segundo a subsecretaria de Urbanismo, Alessandra Ribeiro Aguiar, que acompanha o projeto desde o início, as obras começaram no mês de março e incluem o assentamento das galerias de águas pluviais, instalação das redes de esgoto e da rede para fornecimento de água potável, o que acontece nas ruas Bahia, Caxias, São Mateus e Sergipe. “Com apenas três meses de obras em andamento, 28% das ações já foram concluídas”, acrescentou.

Para o presidente da Associação dos Moradores, Reginaldo Manhães, a obra é esperada há anos. "Era muita lama, enchente, esgoto a céu aberto. Se algum morador passasse mal, por exemplo, a ambulância não tinha como chegar na comunidade. Essa obra é um benefício muito gratificante, está sendo um sonho para todos nós moradores", disse.

O deputado Rodrigo Neves ressaltou que o PAC não é um programa apenas de infraestrutura econômica, mas sim voltado para incluir as comunidades na vida urbana com dignidade e cidadania. "Macaé será um bom exemplo com essas obras e o trabalho desse núcleo de arquitetos e engenheiros. O Rio de Janeiro foi o único estado que agilizou as obras do PAC, tanto na capital, quanto na Baixada Fluminense. E em Macaé, o prefeito Riverton Mussi lutou muito para que a cidade fosse contemplada com o PAC”, disse.

Neves destacou ainda que a prefeitura solicitou apoio à comissão do PAC para ampliar o investimento para o bairro Nova Holanda. "Estou satisfeito com em visitar a cidade, tanto do ponto de vista do cronograma, quanto do envolvimento da comunidade, assim como a contratação da mão de obra local, o que para nós sempre é muito importante. Vamos lutar para a conquista do PAC2”, enfatizou.

Para Leda Querino de Lima, 52 anos, moradora do bairro Nova Esperança há 13 anos, a população passou por anos de sofrimento que agora chegam ao fim. "Eram ruas alagadas, com difícil acesso, quando chovia ninguém saía de casa e as crianças por muitas das vezes deixavam de ir à escola. Agora, com as obras, teremos outro nível de vida", comemorou.

Audio

Entrevistado: Rodrigo Neves Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional
Reporter: Eraldo Manhães