Obras da terceira ponte devem ser concluídas no início da próxima semana

31/07/2009 11:43:14 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Estão praticamente prontas as obras de instalação da terceira ponte sobre o Canal Fábio Franco e, se o tempo colaborar, no começo da próxima semana o trecho será asfaltado e o trânsito na área liberado. A terceira ponte foi instalada na passagem de nível próxima à Comunidade da Linha, nos Cajueiros, pelo Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa.

De acordo com informações do engenheiro Edílson Ferreira, do consórcio, as obras nessa passagem de nível foram mais rápidas porque no local a movimentação de pedestres é menor e não havia ligações de concessionárias (água, luz, telefone, gás e outros serviços), o que dificultou um pouco a instalação das outras duas pontes já instaladas sobre o canal.

- Com as placas pré-moldadas no local concretadas e concluídas as calçadas ou passarelas para pedestres, falta agora o asfaltamento do trecho, para que o trânsito seja liberado na área” diz o engenheiro, lembrando que a instalação da terceira ponte foi feita em menos de um mês, já que as obras começaram em 6 de julho. Segundo ele, a empresa está em preparação para começar a instalar a quarta e última ponte sobre o canal, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar.

- As peças pré-moldadas dessa ponte já estão construídas e as obras devem começar logo. Por exigir a retirada de trilhos, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) solicitou da prefeitura e do consórcio o preenchimento de uma documentação sobre as obras, o que já foi providenciado. Estamos aguardando o seu posicionamento para darmos início ao trabalho”, fala o engenheiro.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, acompanhando as obras, destaca que já é visível a melhoria do escoamento da águas pluviais no canal com as três pontes já instaladas. “Essas ações ampliaram a vazão das águas pluviais, de menos de dois metros para cinco metros e vinte. Isso facilita o escoamento das águas pluviais dos bairros localizados nessa área, mas o trabalho vai continuar, com a instalação da quarta ponte e com as outras ações do Programa Água Limpa, de macrodrenagem do município e ampliação do saneamento básico” diz o secretário.

A instalação das novas pontes sobre o canal da Fábio Franco faz parte da primeira etapa do Programa Água Limpa, da prefeitura de Macaé. Esse programa tem prazo de conclusão de quatro anos e nele a prefeitura está investindo, com recursos próprios, R$ 277 milhões. Só na primeira etapa desse programa prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi o investimento é de R$ 40 milhões.