Obras de macrodrenagem na comunidade da Linha na reta final

04/11/2011 13:53:24 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Kaná Manhães

Previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em 30 dias. Obra faz parte do programa Água Limpa

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Obras, continua as ações do Programa Água Limpa, criado pela Prefeitura com o objetivo de efetuar a macrodrenagem de áreas situadas mais baixas da cidade. As intervenções que estão sendo realizadas na comunidade da Linha (Cajueiros) já estão na reta final. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em 30 dias.

De acordo com informações do subsecretário de Obras, Neildo Manhães, as intervenções já estão na reta final e a intenção é de que as obras sejam entregues em dezembro. Já foram realizados os serviços de drenagem e de saneamento básico.

- O projeto de urbanização no local foi uma solicitação dos moradores quando foi realizada a Câmara Itinerante no bairro. As obras já estão sendo realizadas há cerca de um mês, acrescentou.

O gerente de produção do Consórcio CBPO Radar, Roberto Dutra, informou que atualmente estão trabalhando no local 15 homens com a ajuda de equipamentos, como patrol, escavadeira e caminhão caçamba.

- Já finalizamos todo o serviço de drenagem e todas as casas contam com o esgoto. Agora estamos na fase de preparar o terreno para pavimentação, bem como a colocação de meio fio. A nossa previsão é de que o trabalho seja finalizado em meados de dezembro, explicou.

Elevatória

Na elevatória da Rua Dr. Télio Barreto, os trabalhos estão 95% prontos. A elevatória terá capacidade de bombear 4.500 litros de águas pluviais por segundo e vai ampliar o sistema de vazão da bacia de drenagem sete e trabalhar em conjunto com a antiga, que tem capacidade de escoar 3.000 litros por segundo, totalizando uma vazão de 7.500 litros por segundo.

Ao entrar em operação, a elevatória vai reforçar o escoamento pluvial da região, sem inviabilizar o funcionamento da antiga elevatória, que entrará em reforma e funcionará junto da nova, ampliando a vazão pluvial em direção ao ponto de deságue no Rio Macaé. O responsável pelo consórcio disse ainda que no Parque de Tubos as obras estão previstas para terminar no final do ano.

As obras fazem parte da primeira fase do Programa Água Limpa da prefeitura, onde estão sendo empregados R$ 277 milhões. O objetivo é solucionar o problema de alagamentos nas localidades situadas no entorno desse canal, como Riviera, Sol y Mar, Campo do Oeste e Visconde, situadas em cota mais baixa ao nível do mar e que sofrem com alagamentos na época das chuvas mais fortes.