Obras de urbanização mudam o Village Park

04/07/2008 10:26:52 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O Village Park, um loteamento situado na entrada do Parque Aeroporto, recebe obras da prefeitura de Macaé que vêm trazendo melhoria na qualidade de vida para seus moradores. O loteamento foi criado há cerca de doze anos, e é a primeira vez que é beneficiado com obras de infra-estrutura e urbanização. A prefeitura investe no bairro R$ 1,3 milhão em obras na rede de águas pluviais, revisão na rede de esgoto existente e pavimentação de ruas. A previsão é de que as obras no Village Park estejam concluídas no final de junho.

As obras acontecem sob a responsabilidade das secretarias especial de Infra-estrutura Urbana e executiva de Obras (Semob) e vêm gerando 50 empregos diretos. As obras vêm transformando a estrutura da localidade. Antes, durante o período de estiagem os moradores conviviam com muita poeira nas ruas. Quando chovia, a lama era constante. O Village Park é outra área de periferia que vem recebendo obras de infra-estrutura, assim como vem acontecendo no Lagomar, Fronteira, Novo Eldorado e outras comunidades macaenses.

Para o secretário especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, a prefeitura vem trabalhando nas localidades de periferia, buscando trazer aos macaenses que residem fora do centro da cidade melhores condições de vida.

- Muitas comunidades macaenses surgiram nos últimos anos, acompanhando o crescimento de Macaé. Essas comunidades cresceram sem qualquer infra-estrutura, carentes de redes de escoamento sanitário, urbanização de ruas, entre outras necessidades. O município vem trabalhando em todas essas comunidades situadas fora do centro de Macaé. Assim como em outros locais do município, o Village Park nunca recebeu obra de infra-estrutura. Agora o bairro recebe saneamento básico, drenagem, melhoria na iluminação pública, áreas de lazer e pavimentação das ruas - disse Adrian Mussi.

De acordo com o secretário de Obras, Mário Bucker, o bairro recebe 16 mil metros quadrados de pavimentação com paralelepípedos e cerca de três mil metros de rede de drenagem. “Toda a rede de esgoto existente no Village foi revisada e foi feita a complementação. Como o Village tem partes mais baixas e o corpo receptor dessa drenagem é o Canal Macaé/Campos, estamos direcionando as redes com a declividade mínima permitida para que as águas fluam naturalmente, sem precisar usar bombas”, disse Mário Bucker.

O VIllage recebe ainda limpeza nos terrenos baldios e revisão na iluminação. O bairro tem três quadras e no centro de cada uma há um terreno amplo. A prefeitura, após a conclusão das obras de infra-estrutura, deverá construir nas áreas centrais praças, com área de lazer, e uma escola. As obras de infra-estrutura e urbanização devem estar concluídas no final de julho.