Obras na Rua Télio Barreto continuam neste final de semana

13/11/2009 16:51:14 - Jornalista: Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé continua neste sábado (14) e no domingo (15), a partir das 8h, a instalação dos tubos de ferro fundido, com 40 centímetros de diâmetro, em parte da Rua Télio Barreto. O trânsito estará em meia pista durante o final de semana. As obras, realizadas pelo consócio CBPO/Zadar, sob a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop), têm como objetivo a instalação de novas bombas de sucção na elevatória da Télio Barreto, para ampliar a vazão das águas pluviais nessa elevatória, facilitando o escoamento no Canal Fábio Franco, em direção ao Rio Macaé.

O engenheiro Edílson Ferreira, do consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa, lembrou que as obras iniciais nessa rua foram efetuadas há dois finais de semana, quando o trânsito na Télio Barreto esteve em meia-pista.

- Já instalamos de três tubos na metade da pista da Télio Barreto. Encontramos alguns obstáculos, que já foram sanados e, agora, vamos concluir a instalação na outra metade da pista dessa rua. Para isso, vamos ter o apoio integral da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), no controle do trânsito nessa rua de grande movimentação de veículos, como já foi feito no início dessa ação. Os tubos são o primeiro passo para a instalação de três bombas de sucção provisórias na estação elevatória da Télio Barreto, no centro da cidade, com o objetivo de aumentar a vazão das águas que chegam ao canal da Avenida Fábio Franco durante as chuvas. Cada uma dessas bombas tem capacidade para escoar até 500 litros de água por segundo, disse o engenheiro.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, ressaltou a importância dessas bombas provisórias para aumentar a vazão das águas no Canal Fábio Franco, quando chover mais forte na cidade. “Essas novas bombas vão fazer com que as águas no canal escoem com maior rapidez, ampliando a vazão de água para quatro mil litros por segundo, melhorando os alagamentos nas ruas situadas próximas ao canal” colocou o secretário, acrescentando que essas ações estão incluídas na primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé.