Odontologia realiza mil procedimentos por mês

13/09/2017 13:44:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Atendimento é gratuito em várias especialidades odontológicas

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Márcio José Rodrigues Barcelos oferece atendimento gratuito à população. Criado em 2014, o local é destaque na implementação de políticas públicas no setor de saúde bucal, com cerca de mil procedimentos por mês.

O local, que funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, oferece especialidades como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal) e prótese (dentaduras).

De acordo com informações da diretora técnica Grazielle Vilella, o número de atendimentos aumentou com a crise. No ano de 2016, segundo ela, eram realizados por mês, em média, 700 procedimentos.

- O CEO conta com 36 profissionais atendendo em 31 unidades. As marcações são realizadas apenas pelo telefone. As vagas são levantadas pelos supervisores de cada unidade, informou.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) também engloba casos de emergência 24 horas. Nesse caso, Grazielle explica que o paciente não precisa de encaminhamento.

- A pessoa é atendida imediatamente, mas se ela precisar de outros procedimentos, passará por um clínico, que a encaminhará para o especialista. Atendemos, em média, 100 pacientes por dia na emergência, acrescentou.

Pacientes com deficiências têm atendimento específico

O serviço especializado inclui a assistência aos pacientes que apresentam deficiências mental e física, anomalias congênitas, deformações e síndromes, distúrbios comportamentais (autismo), transtornos psiquiátricos, distúrbios sensoriais e de comunicação. Além de doenças sistêmicas crônicas como diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, doença autoimune e doença vesico-bolhosa. Os pacientes com doenças infectocontagiosas como hepatite, HIV, tuberculose e os transplantados e gestantes também recebem tratamento especial.

A aposentada Ana Maria Borges conta que procurou o CEO após encaminhamento feito por um profissional de uma unidade de saúde do Parque Aeroporto.

- O dentista detectou que tenho um problema de gengiva e ainda terei que passar por um procedimento cirúrgico. Se tivesse que pagar teria que gastar cerca de R$ 1 mil e não tenho condições financeiras. Essa é a terceira vez que estou fazendo o tratamento. O local é limpo e o atendimento, excelente. Estou muito satisfeita, elogiou a paciente.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) fica localizado na Rua Velho Campos, 566 - Centro. As marcações de consultas são realizadas pelos telefones (22) 2762-0539 / 2796-1364, de 8h às 12h.


Fotos Relacionadas