Oficina da Palavra vai reunir centenas de professores na Educação

08/09/2010 08:46:36 - Jornalista: Assessoria Imprensa Educação

Na próxima sexta-feira (10), será promovido um encontro com os profissionais na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), das 8h às 17h, sobre o Programa Oficina da Palavra. Desenvolvido pela Semed na unidade municipal Parque Maria Angélica aos cerca de 100 estudantes dos 3º ao 5º anos de escolaridade, o programa, que tem como objetivo destacar a competência da leitura e escrita, está colhendo resultados positivos.

Para isso, a Secretaria de Educação, por meio da Subsecretaria de Ensino Fundamental, vai realizar durante todo o segundo semestre uma orientação específica para os profissionais que atuam no programa. De acordo com o subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Grey Tavares, a intenção é que a leitura e produção textual sejam priorizadas nas unidades municipais de ensino.

Segundo uma das coordenadoras de Língua Portuguesa, Tânia Pacheco, os profissionais trabalham com os alunos assuntos diversos voltados para a produção como filmes, relatórios, textos e até leis. A expectativa é estender o programa para outras unidades. “Acredita-se que a produção escrita deve ser coerente com o contexto social do aluno. Essa contextualização no momento da produção textual deixa o aluno mais familiarizado com o ato de escrever”, destaca a secretária de Educação em exercício, Gelda Tavares.

No decorrer do semestre, a “Oficina da Palavra” será avaliada. A proposta é que o programa se estenda a outras escolas da rede municipal de ensino. Tânia Pacheco ressalta o diagnóstico sobre o programa será executado após a realização do subprojeto sobre a temática “Folclore”, que está previsto para acontecer ainda neste mês. “A produção textual está sendo extremamente importante, pois até personagens são produzidos”, salienta.

Importância da produção - Quando o aluno aprende a produzir texto é que se percebe que ele chegou, realmente, a uma conscientização de como funciona a língua e todos os recursos da oralidade que deverão ser então, traduzidos. Com base nisso, foi escolhido pela Semed o tema “Produção textual” para o desenvolvimento do projeto Oficina da Palavra.

- Nos dias atuais a prática da leitura está se tornando cada vez mais rara entre os educandos o que favorece fracos desenvolvimento e desempenho na produção
textual. Assim, podemos perceber que, através da prática da leitura, o aluno torna–se capaz de conhecer novas palavras e aprender novas estruturas gramaticais, aperfeiçoando sua escrita. É importante ressaltar que é necessário haver um comprometimento não só por parte da escola, mas também um incentivo familiar, para que os alunos percebam que a leitura é o alicerce da interação da palavra com o mundo, pontua a prefeita em exercício, Marilena Garcia.