Oficina de culinária ensina uso integral dos alimentos

18/07/2018 14:40:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Aula prática mostra aproveitamento dos alimentos em receitas saudáveis

Talos, folhas, sementes e cascas estão longe de ir para o lixo no aproveitamento integral dos alimentos. Cerca de 30 pacientes do Ambulatório Especializado em Obesidade participaram, nesta quarta-feira (18), de oficina de culinária saudável, que apresentou como pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem fazer a diferença.

A dona de casa Ana Quele Almeida, 34 anos, participa do programa há três meses e já percebe os resultados. "Mudei minha alimentação e inseri atividade física. Com isso, já perdi sete quilos nesse período. Comia muita massa e fritura. Hoje, com a visão de mudança que o programa me trouxe, toda minha família acompanha minhas receitas saudáveis", disse Ana.

Durante a oficina, os pacientes aprenderam receitas como bolo de casca de abóbora e, consequentemente, assar suas sementes para os aperitivos. Do abacaxi foi feito um suco, mas a casca da fruta virou chá. Os talos das folhas foram aproveitados em patês e suflês. A casca da banana, que foi para a panqueca, virou pão. E por aí foram realizadas diversas receitas com a reutilização dos alimentos.

De acordo com a nutricionista e responsável pelo Ambulatório Especializado em Obesidade, Rejane Reis, a ideia é desmistificar que comer bem custa caro. "Essa já é a 13ª oficina que o programa realiza. Comer bem dá trabalho, mas é, na verdade, uma reeducação que deve ser planejada", acrescentou a nutricionista.

A massoterapeuta Anicaula Rodrigues Carvalho, 40 anos, perdeu 30 quilos com o programa, antes de sua cirurgia bariátrica, realizada há 15 dias pela rede municipal. Já se foram mais dez quilos. "Estou há três anos no ambulatório e posso afirmar que sai de uma prisão sem muro. Trouxe meu filho de nove anos para participar da oficina e perceber a importância da alimentação saudável para a qualidade de vida. Estou em condições até de trabalhar. Não conseguia com o sobrepeso", afirmou.

A equipe do Ambulatório Especializado em Obesidade atua no pronto-socorro municipal, localizado na Rua Luiz Belegard, s/nº - Imbetiba. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, além do tratamento odontológico, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).


Fotos Relacionadas