Oficina de Montagem e Manutenção de Computadores é sucesso na Femacti

13/11/2009 15:33:53 - Jornalista: Grazielle de Marco

A oficina de Montagem e Manutenção de Computadores, realizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, no ultimo dia da Feira Macaé de Ciência e Tecnologia (Femacti), foi sucesso entre os estudantes que estiveram no Centro de Convenções Roberto Marinho (Macaé Centro). Foram realizadas 57 inscrições, dos quais nove foram sorteados para participar na oficina.

De acordo com José Vicente Rodrigues, coordenador do Programa Macaé Inteligente, da secretaria de Ciência e Tecnologia, o objetivo do evento foi despertar o interesse dos jovens pela informática.

- Durante a oficina eles puderam ter uma noção do que ensinamos no curso de Montagem e Manutenção de Computadores, na Fabrica de Cidadania. Ensinamos aqui noções de nome de peças, para que servem, e onde devem ser colocadas. No entanto, um conhecimento mais aprofundado pode ser adquirido em nossos curso, que é gratuito - disse.

Durante a cerimônia de encerramento da Femacti, foi sorteado um computador, montado por alunos da Fabrica de Cidadania, para um dos participantes da oficina. “Achei a oficina interessante. Nos estimula a aprender informática de forma mais aprofundada. As pessoas só querem Orkut e MSN, e a oficina nos mostrou que tem muito mais para aprender”, disse o estudante sorteado, José Eduardo Machado, de 15 anos, aluno do Senai.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, comentou que foi muito surpreendente o interesse dos jovens pela oficina. “O numero de inscrições superou nossas expectativas de forma muito positiva. E a melhor parte é que quem tiver interesse pode fazer o curso completo de graça conosco, na Fabrica de Cidadania. Esperamos ver esses rostos nas próximas turmas”.

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas. Para se inscrever, o interessado deve ter mais de 16 anos e se dirigir a uma das Lan Houses Públicas do município portando Identidade, CPF, Título de Eleitor, além de informações como endereço, email, telefone e 1 quilo de alimento não perecível. Serão aceitas inscrições até o dia cinco de fevereiro.

No dia 10 de fevereiro será realizada uma prova de seleção onde os inscritos serão testados nos conhecimentos básicos de informática. As aulas serão realizadas a partir de fevereiro, na Fábrica da Cidadania, localizada na Rua Teixeira de Gouveia, 634. Durante as aulas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas e Escolas Municipais. Além disso, o curso possui em sua programação quatro palestras que tem como objetivo a formação humana do estudante.