Oficinas de Grafite e Aerografia começam nesta segunda-feira

05/05/2010 11:39:12 - Jornalista: Andréa Lisboa

Cumprindo uma das metas anunciadas pela secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, os alunos da rede municipal de ensino começam a ser beneficiados com cursos de capacitação. Na segunda-feira (10), começam as Oficinas de Grafite e Aerografia nas Escolas municipais Maria Isabel, no Centro da cidade, e Zelita Rocha, no bairro do Aeroporto. Para se inscrever basta ser aluno matriculado em qualquer escola com idade igual ou maior a 13 anos de idade, se dirigir às secretarias escolares do Zelita e Maria Isabel para efetuar a inscrição.

As aulas terão duração de 2 horas, sendo ministradas três vezes na semana. As turmas deverão ter no máximo 20 alunos. Para dar as aulas de Aerografia, o Cetep contratou a artista plástica Viviane Cristine Silva de Farias que vem participando desde o início do projeto Minha Escola Querida, da secretaria de Educação de Macaé, inovando a pintura das escolas municipais com o toque de arte urbana.

Já as aulas de Grafite serão ministradas pelo grupo “Kolirius”, formado por profissionais que seguem a tradição de manter sempre um apelido com o qual assinam seus desenhos. Assim, Luiz Henrique Azevedo, 25 anos, ficou conhecido como Ric e Marlon Gitiranna, 28 anos, ganhou a alcunha de Muc. Completam o time, os professores Júnior (kid), Alex (Fawe), Felipe (Talu) e Francisco (Cove).

As oficinas têm como objetivo formar novos artistas na área e conscientizar os alunos do que se trata o grafite, de onde surgiu e como esses alunos podem utilizar suas técnicas no meio profissional. Cada oficina terá duração de quatro meses, sendo dividida em dois módulos de dois meses cada. Um módulo para trabalhar letras e o outro para personagem. “Todo mês terá uma aula prática com spray e no fim do curso a formação de um painel, aonde cada aluno vai por em prática o que aprendeu ao longo do curso”, explicou Marilena Garcia.

No primeiro módulo os alunos aprenderão da história do grafite às seguintes áreas: amplitude e possibilidades, criação do tag, e as Letras: Bomb, Wild Style, Free Style, Basic Style, letras de Tag, luz e sombra, escala, efeitos, 2D. Já no segundo módulo serão trabalhadas as técnicas de criação de personagem, cabeça / face (boca, nariz, olhos, orelha, cabelo.), corpo, mãos e pés e expressões.

As oficinas foram iniciativas da secretária de Educação, enquanto vice-prefeita, após verificar a quantidade de muros e prédios pichados no município. “Sabemos que o grafite é uma arte, uma maneira que os jovens têm de se expressar, porque não fazê-lo de forma correta e bela. Vamos ensinar a esses jovens o manuseio certo dos materiais como o spray, para que as pessoas que passarem pelos locais onde houver um trabalho com grafite identifique ali uma arte. Sabemos também que pessoas com talento nós temos, então porque não aprimorar e dar oportunidade a essas pessoas? Isso é o que estamos fazendo”, destacou Marilena.