Olimpíada de Matemática movimenta rede municipal neste sábado

05/11/2011 13:49:04 - Jornalista: Joice Trindade

Os estudantes responderão a um exame com 20 questões de múltipla escolha, voltadas para raciocínio lógico, interpretação, problemas e contextualização. A correção da prova será feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.

Para as coordenadoras de Matemática da Secretaria de Educação, Norma Tanus e Vanessa Arenari, a cada ano, a olimpíada se fortalece, visando a qualidade do ensino. Ao mesmo tempo, a competição e incentivando aos alunos quanto à disciplina de matemática e descaracterizar o título de “bicho papão” da disciplina.

- Nos anos anteriores os alunos da rede municipal se destacaram. Através da avaliação, os educadores conhecem novas práticas pedagógicas que se voltam para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem – ressaltou Vanessa Arenari.

A Olimpíada de Matemática, que ocorre anualmente entre as escolas públicas municipais, estaduais e federais, é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A divulgação do resultado final está prevista para fevereiro de 2012. Para a premiação, a coordenação da prova vai contemplar alunos com 300 medalhas de ouro, 99 de prata, 1.800 de bronze, além de 30 mil certificados de menção honrosa. Também está prevista a entrega de programas para o ensino da matemática e kit como livros e vídeos para as escolas e troféus para as Secretarias de Educação. A premiação ainda inclui bolsas de Iniciação Científica Jr do CNPq e computadores portáteis com programas para o ensino da matemática para professores.