Onda Verde já faz a diferença no trânsito do centro

15/01/2009 16:38:26 - Jornalista: Equipe Secom

Oferecer mais agilidade e fluidez ao trânsito. Este é o objetivo da sincronia dos semáforos, conhecida como “onda verde” que já funciona em algumas ruas do centro de Macaé. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran, a onda verde possibilita aos condutores a oportunidade de manter o fluxo contínuo dos veículos, sem que seja necessário parar em cada semáforo. A programação é feita com a perspectiva de que cada condutor ao passar por um sinal verde encontre o próximo também verde.

O responsável pelo setor de sinalização semafórica da Mactran, Fabiano Lima, explica que conseguir aproveitar a sincronia dos sinais verdes depende de fatores como a velocidade do carro, desobstrução da via, inexistência de carros parados em fila dupla, dentre outros.

Nas ruas do centro, como Teixeira de Gouveia, Silva Jardim, Tenente Coronel Amado, Visconde de Quissamã (mão-inglesa) e Avenida Rui Barbosa, onde verifica-se trânsito intenso de veículos e pessoas, razão para a existência de muitos semáforos, já é possível sentir os benefícios da onda verde.

O motorista Jorge Almeida, morador da Aroeira, relata que diariamente, ao seguir para o trabalho na Imbetiba, transita pela rua Teixeira de Gouveia, e já observou o ganho no tempo ao realizar o trajeto. “É notório como o fluxo do transito nesta via melhorou. Antes me via parado em cada cruzamento por conta dos sinais vermelhos. Hoje percebo que sigo quase que sem interrupções até o meu trabalho. Tive até o ganho de poder dormir mais um pouquinho de manhã”, brinca ele, que faz o itinerário pelo menos duas vezes ao dia.