Oportunidade para mulheres de Macaé em cursos na área de construção civil

04/01/2012 11:32:58 - Jornalista: Waleska Freire

A Secretaria Municipal de Educação,através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP) e em parceria com o gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia, está com as inscrições abertas para cursos na área da construção civil, voltados ao público feminino. O projeto faz parte do programa “Macaé Mais Feliz”, e está sendo chamado de curso do Pereirão, em referência à personagem vivida por Lilia Cabral na novela Fina Estampa. As aulas começam a partir de 27 de fevereiro em locais e horários a serem definidos.

Os cursos oferecidos são: Assentadora de Pisos, Azulejos e Revestimentos, Bombeira Hidráulico, Carpintaria para Construção Civil, Eletricista Predial, Pedreiro de Acabamento, Pintora Predial, Armadora de Ferros, Técnicas de Acabamento, Encanadora Predial, Pedreira de Concreto Armado e Pedreira Estucador.

As mulheres interessadas devem comparecer a um dos locais de inscrição munidas apenas da carteira de identidade: CETEP, localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro (Rua do Corpo de Bombeiros 2770-0828 / 2765-4025), Gabinete da Vice-Prefeita, que fica na Av. Presidente Sodré 466, Centro (antigo Hotel Ouro Negro 22 2772-7053), no COPA, na Rua Hildebrando Alves Barbosa, nº 298, Barra de Macaé (em frente ao Batalhão da Polícia Militar 22 2770-5161) ou ainda no Macaé Facilita de Córrego do Ouro, Av. Miguel Peixoto Guimarães, Centro (próximo ao Banco Itaú 22 2765-3344).

Os cursos do fazem parte do programa “Macaé Mais Feliz”, fruto de um projeto de autoria da vice-prefeita, Marilena Garcia, aprovado em dezembro de 2011 na Câmara Municipal, sendo sancionado pelo prefeito Riverton Mussi como Lei número 3691-2011. O objetivo é promover a qualificação profissional para mulheres jovens e adultas, em situação de vulnerabilidade e risco social, para exercerem funções básicas do setor da construção civil, visando à inserção no mercado de trabalho.

- Quando estive em Brasília para falar do perfil da mulher na região do petróleo , a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, me apresentou a demanda nacional de mulheres na área da construção civil e os resultados do programa do Governo Federal “Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil”. Votei à Macaé com essa missão de implantar estes cursos, explicou a vice-prefeita, Marilena Garcia.

Para o secretário municipal de educação, Guto Garcia, essa é mais uma oportunidade de qualificação gratuita e conseqüente inserção no mercado de trabalho, comprovando o compromisso da gestão com a educação profissionalizante e entendendo a necessidade de formação de mão-de-obra especializada no município.