Orçamento Participativo Jovem sobe a serra

04/07/2011 15:52:26 - Jornalista: Tânia Garabini

Foto: Cris Costa

Projeto chegou à Escola do Sana, e será mostrado às escolas Samuel Brust e Rachel Reid nesta terça-feira.

Antes das férias de julho, a coordenadoria do Orçamento Participativo promoveu nesta segunda-feira (4), a apresentação do OP Jovem na serra, na escola municipal do Sana. Com isso, a equipe conclui a visita de apresentação do projeto na região serrana de Macaé, deste semestre.

Na terça-feira (5), o grupo irá para as escolas Samuel Brust, na Fronteira e na Rachel Reid Pereira de Souza, no jardim Santo Antônio. Na quarta-feira (6), na Escola Primeiro de Maio, no bairro Visconde de Araújo, serão feitas duas apresentações, e, encerrando esse ciclo, na quinta (7) será a vez do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, na Granja dos Cavaleiros, também com duas apresentações.

A apresentação do Orçamento Participativo Jovem nas escolas está sendo realizada com uma peça de teatro criada especificamente para atender os estudantes de Macaé. Nela são abordados temas da atualidade ensinando de maneira lúdica e muito animada o que é orçamento, despesa, receita e como se unir para obter melhorias para si e para a comunidade, pensando a cidade como um todo.

Os alunos recebem explicações básicas sobre o Orçamento Participativo e de como fazer parte desse processo democrático e de cidadania que o governo Riverton Mussi implantou na cidade. Para o primeiro ano, a cidade conta com 5% dos recursos destinados aos investimentos para que os representantes do OP escolham em que obra ou serviço querem para sua comunidade e a cidade.

A coordenadora do Orçamento Participativo, Rosane Miranda explica que, o OP Jovem está sendo muito bem recebido pela comunidade estudantil.

– A peça mostra de uma maneira divertida como funciona a administração pública levando para o cotidiano de uma família muito singular essa questão. Todos aprendem de maneira alegre e fácil as primeiras noções do pensar coletivamente e de como podemos fazer melhor para toda a comunidade.

Após as férias escolares o trabalho de implantação do Orçamento Participativo Jovem será levado para as escolas particulares.