Organização do XI Dia do Pontal divulga vencedores da Manifestação Cultural

20/05/2009 10:51:18 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

Alunos apresentaram paródia da música “Entra na minha casa”

A organização do XI Dia de Conscientização do Pontal divulgou os vencedores da etapa da Manifestação Cultural realizadas nos dias 11 e 12 deste mês, no Teatro Municipal de Macaé. Muita dança, música e criatividade puderam ser vistos na ocasião, sempre com o foco no tema deste ano que foi: Água e Lixo. O primeiro colocado foi a Escola Municipal Neuza Brizola que apresentou um plágio da música “Entra na minha casa”, porém com uma nova letra, alertando a todos sobre a importância de salvar a natureza e preservar a água.

A segunda colocação foi conquistada pelo Colégio Municipal Engenho da Praia. Em terceiro lugar, ficou com o GP da Aroeira. O evento, de acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb), Paulo Sérgio Barcellos, tem o objetivo principal de conscientizar as comunidades que vivem próximas do Rio Macaé a não jogar lixo às suas margens e afluentes e ainda, a preservar a qualidade da água. Ele destacou também sobre a importância que se deve ter com o lixo.

O evento, que faz parte do programa “Conhecer para Preservar” é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb) e Agenda 21, e conta com a parceria da Secretaria de Educação e o apoio da Petrobras.

Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, eventos como esses são uma boa oportunidade para as crianças e adolescentes aprenderem um pouco mais sobre a importância de se preservar a natureza. “Convido vocês a cuidarem de Macaé, pois precisamos transformá-la numa cidade mais bonita e sustentável”, disse.

Júri – O júri que avaliou todas as manifestações culturais dos grupos comunitários e escolares foi formado pelo subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, pela secretária Executiva da Agenda 21, Alba Corral, pelo ambientalista e pescador Tio Jorge e por Carolina Benassuly, do Projeto Mosaico da Petrobras.

O coordenador Paulo Sérgio adiantou que no próximo mês todas as escolas participantes realizarão um dia de atividade na praia do Pontal e na Escola de Pescadores para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

- No mês de julho haverá exposição das etapas anteriores, das obras selecionadas, divulgação, premiação dos vencedores e o encerramento da programação deste ano, contou.