Orla do Lagomar recebe Programa Limpeza do Patrimônio Ambiental

05/05/2009 12:01:42 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Moradores e representantes da prefeitura marcaram presença na reunião

A prefeitura de Macaé realiza, no sábado (9), às 8h, mais uma ação do Programa Limpeza do Patrimônio Ambiental (Prolimpa). Desta vez o foco será voltado para a orla do Balneário Lagomar. O objetivo é promover a limpeza da área em uma ação conjunta com a participação de diversas secretarias municipais e a comunidade local, conscientizando a população da importância da preservação ambiental.

A reunião preparatória para a realização do evento aconteceu, na segunda-feira (4), às 18h, no Bar Girassol, no Lagomar e contou com a presença de moradores e representantes da prefeitura. A concentração para o início das atividades, no sábado, será na entrada do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba em direção a região sul da orla na Avenida Atlântica. Além da areia da praia do Lagomar, a limpeza também será efetuada na rua principal da orla.

A ação da prefeitura tem a participação das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Educação e de Serviços Públicos, Câmara Permanente de Gestão (CPG), subsecretarias de Pesca e Comunicação Social, coordenadoria de Defesa Civil de Macaé e do Fórum Permanente da Agenda 21.

- O Prolimpa faz parte de um programa do governo do prefeito Riverton Mussi com o objetivo de realizar a cada mês uma ação nos patrimônios ambientais do município, buscando a participação efetiva da comunidade. Nossa intenção é que essa ação não se restrinja somente ao dia do evento, mas que se mantenha na conservação do ambiente limpo, não só com o trabalho da coleta da prefeitura, como também com a conscientização dos moradores - disse o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery.

O projeto foi criado no início de 2008 e já teve cinco edições, a última dentro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em março deste ano.

- A população precisa se conscientizar que a coleta de lixo tem horário e dia programado. Os moradores querem se livrar do lixo e acabam transformando as caçambas de coleta em pontos de lixo, onde os animais acabam espalhando os detritos pela rua - disse o integrante da ONG “De Olho no Bairro”, Roberto Ferreira, considerado pela comunidade um exemplo por cuidar do seu lixo pessoal e o da comunidade, preocupado com a preservação do meio ambiente.

De acordo com o gerente de urbanismo da CPG, Hermeto Didonet, o município de Macaé está iniciando parceria com o Instituto Chico Mendes, para a realização de diversas ações conjuntas com o objetivo de garantir a preservação na área do Parque da Restinga de Jurubatiba. “O projeto prevê a construção do portal do parque, local para palestras, banheiros, posto médico, instalação de coletores de lixo, entre outros. O Parque de Jurubatiba é uma unidade de Conservação Federal com belezas naturais que precisam ser preservadas. Para isso, existe um plano de manejo que está sendo implementado aos poucos”, informou.

O subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, representantes da secretaria de Serviços Públicos, subsecretaria de Comunicação Social, Agenda 21 e Meio Ambiente também participaram da reunião.

Na oportunidade, a secretaria de Serviços Públicos divulgou o dia e horário da oleta do lixo no Lagomar: as terças e quintas-feiras e aos sábados, a partir das 19h.