Orquestra Popular de Macaé toca autores famosos nos ensaios abertos

25/05/2016 10:19:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Rui Porto Filho

Mostra faz parte do projeto 'Ensaios Abertos'

Com o objetivo de proporcionar música de qualidade e ensaiar peças de autores famosos como Pixinguinha e outros, a Orquestra Popular de Macaé (OPM) se apresenta nesta quarta-feira (25), na Praça das Artes do Centro Macaé de Cultura, a partir da 15h. A mostra faz parte do projeto "Ensaios Abertos" da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), mantida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC).

Semanalmente, dezenas de pessoas são atraídas pelo som advindo da orquestra, que sob a regência do maestro Bruno Py, tocam música popular brasileira. Geralmente, durante a apresentação, a OPM exalta o gênero instrumental "Choro", considerado genuinamente brasileiro.

Segundo o diretor vice-presidente da FMC, o arquiteto e urbanista Cláudio Augusto Santos, um dos precursores do projeto "Ensaios Abertos", o evento promove alegria para quem escuta música instrumental. "Os ensaios estão cumprindo seu papel com essa agenda nas quartas-feiras na Praça das Artes. Há planos de no futuro implementarmos o projeto com a Orquestra-Escola, composta de 40 membros, para que a mesma faça seus ensaios no palco do Teatro Municipal de Macaé", informou.

José Ataídes, de 60 anos, disse que tem cadeira cativa toda quarta-feira, na Praça das Artes. O cabeleireiro macaense falou do seu sentimento de alegria e prazer ao ouvir a orquestra. "Acho isso aqui muito bom porque atrai público com os mesmos gostos e motiva o aprendizado para quem quer seguir a carreira de músico", sintetizou.

Atraído pela música, o aposentado Otávio Ferreira, de 67 anos, sempre para em frente ao teatro e começa a apreciar. Ele disse que nos seus 26 anos de Macaé vê o projeto dos "Ensaios Abertos" como positivo. "Muito positivo e essencial para todas as idades. Música instrumental é minha paixão. Isso tem que acontecer mais vezes nos espaços abertos da cidade", sugeriu.