Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
A pesquisa continua sendo feita esta semana
A pesquisa de origem/destino, promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana com a colaboração da COPPETEC/UFRJ, continua em outros pontos da cidade nesta terça-feira (9). Desta vez, os pesquisadores farão as entrevistas na altura do bairro Parque Valentina Miranda e no Centro da cidade. Nestes locais serão realizadas entrevistas com condutores de automóveis de passeio, caminhões, transporte escolar, veículos de fretamento e táxis, além de motocicletas e motonetas. A partir dos dados recolhidos, será possível conhecer melhor os padrões de deslocamento das pessoas no município.
O levantamento acontecerá em dois pontos da esquina da Avenida Ruy Barbosa com a Rua Abílio Moreira de Miranda; em dois pontos da Praça Veríssimo de Melo (na Avenida Ruy Barbosa e na Rua Doutor João Cupertino), além da Avenida Presidente Sodré (Rua da Praia, próximo ao retorno do Mercado de Peixes).
Durante a pesquisa, serão feitas perguntas básicas relacionadas ao trajeto dos condutores: de onde estão vindo, para onde vão, o motivo da viagem e a frequência com que essa viagem é feita, entre outras. E, para cada tipo de veículo, haverá questões específicas.
- A colaboração de todos nesta pesquisa, que leva apenas alguns minutos, é fundamental. Assim, vamos entender como a população se desloca no dia a dia e teremos a base necessária para o planejamento futuro da cidade –, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Nos locais em que será feito o levantamento, todos os pesquisadores estarão com coletes verdes e crachás para identificação. Agentes de trânsito e fiscais de transporte estarão no local para garantir a segurança viária aos motoristas que irão responder o questionário e também para dar a máxima fluidez do trânsito.
No total, até a próxima quinta-feira (11), o levantamento acontecerá em 34 pontos diferentes do município. Continuam também, até sexta-feira (12), as pesquisas complementares de contagem manual em alguns pontos da cidade. Os dados levantados nos dois casos serão utilizados na elaboração do ?Plano de Mobilidade Urbana de Macaé.