Ouvidoria da Educação completa um ano de atendimento

27/10/2011 09:54:20 - Jornalista: Carlos Fernandes

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação completou um ano de funcionamento, na terça-feira (25). Neste período, a Ouvidoria já colhe os resultados do trabalho realizado. São mais de seis mil atendimentos para resoluções com relação às principais solicitações, como reparos nas unidades escolares, matrícula na rede de ensino e remanejamento de professores, segurança escolar, elogios a administração e a própria Ouvidoria, dentre outros.

A Ouvidoria é importante para o controle interno e externo das ações realizadas pela secretaria, já que através do setor é possível o contato direto com servidores, estudantes, professores e o público em geral, para detectar quais são as prioridades, como explica o secretário de Educação, Guto Garcia:

- Temos que parabenizar o trabalho realizado pela Ouvidoria, que identifica o que está funcionando bem na gestão educacional do município, como também é um termômetro para medidas de correção de possíveis erros. É a partir do que é dirigido a nós que podemos propor, quando necessário, soluções para tornar a educação de Macaé cada vez melhor.

Para comemorar estes primeiros 12 meses de atuação, o setor realizou um café da manhã, que contou com a presença do ouvidor geral do município, Décio Braga, e do ouvidor adjunto, Valdir Júnior. Além de parabenizar o trabalho realizado na Educação, eles afirmaram que o principal objetivo da Ouvidoria Geral da Prefeitura Municipal é implantar ouvidorias em todas as secretarias e autarquias municipais:

- É com muita satisfação que estamos comemorando um ano da Ouvidoria da Educação. É importante ressaltar que o canal que representa a Ouvidoria Geral faz parte de uma integração com o objetivo que se tenha uma facilidade da comunicação do munícipe com o poder público. Existe uma equipe e as ouvidorias estão cada vez mais aparelhadas e preparadas para que tenhamos um sistema eficiente de controle de gestão para criar uma integração maior com o cidadão. Afinal, isso é cidadania, disse Décio Braga.

A coordenadora da Ouvidoria da Educação, Tânia Aguiar, afirmou se sentir orgulhosa por saber que o trabalho realizado pela equipe, atualmente composta por sete membros, foi bem aceito por todos. Para ela, este reconhecimento é o sinal de que o trabalho é desenvolvido com sucesso e com a intenção de melhorar a cada dia:

- Parece que foi ontem o primeiro atendimento, mas conseguimos passar a todos o espírito da ouvidoria, de sempre buscar respostas para os nossos usuários. Fazermos a cada dia um trabalho mais consciente e compromissado, buscando sempre aproximar governo e cidadãos, promovendo cidadania, afirmou.

As reclamações, sugestões, informações e elogios referentes à administração municipal podem ser feitas na Ouvidoria Geral, através do número 0800-022-0237, que também mantém um canal no site da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br). No caso da Educação, as solicitações podem ser feitas na sede da secretaria, na Rua Antero Perlingeiro, nº 402, no Centro, e pelo número (22)2762-2373, além do canal na página da Educação no site da Prefeitura e do endereço eletrônico ouvidoria.educacao@macae.rj.gov.br.

Encontro – Durante a comemoração ao primeiro ano de atendimento da Ouvidoria da Educação, o ouvidor geral, Décio Braga, aproveitou para anunciar que o 2º Encontro de Ouvidoria e Cidadania já tem data para acontecer, em 12 de março de 2012. O evento visa consolidar ainda mais a cidade como sede da 3ª Região da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) – seção Rio de Janeiro, composta por 17 municípios, além de divulgar as funções do setor e a necessidade de se criar uma ouvidoria dentro de cada instituição, pública ou privada, buscando aprimorar a relação entre a empresa e cidadão.