Ouvidoria da Mactran registra 40% de queda em reclamações

17/11/2009 14:38:25 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Kaná Manhães

Número de multas do rotativo diminuíram

Alguns indicadores norteiam as ações da Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran de Macaé no que se refere a planejamento, revisão e adequação de trabalhos. Uma importante fonte de dados é a Ouvidoria, que recebe diretamente da população reclamações, sugestões, elogios e comentários, dados que são consolidados, repassados aos setores responsáveis que, por sua vez, fazem o devido uso das informações. Os números revelam queda significativa de outubro para novembro, com registro de redução de acesso a Ouvidoria na casa de 40%.

Das 168 reclamações registradas em outubro, chamam atenção os números relativos a transporte (46) e trânsito (94), que apresentaram, em setembro, respectivamente, 203 e 245 registros. Com relação à JARI, praticamente não houve alteração – 18 registros em outubro e 19 em setembro. As reclamações que dizem respeito ao setor de Engenharia de Trânsito, em outubro chegaram a sete, enquanto em setembro o registro foi zero; uma alteração que está sendo alvo de estudos dos responsáveis pelo setor.

O quadro de resoluções aponta para o atendimento satisfatório à população. Das 46 reclamações em outubro, foram resolvidas 45, ficando uma somente em aberto. Em setembro, das 203 reclamações, foram atendidas 199. No quesito trânsito, em outubro, das 94 reclamações foram resolvidas 90, ficando apenas quatro em aberto, enquanto em setembro do total de 245 reclamações, foram resolvidas 234.

A Ouvidoria registra ainda abordagens referentes ao Rotativo. Em setembro 318 registros ocorreram de problemas no sistema. Em outubro o número caiu para 153. Importante destacar que o condutor autuado por falta de rotativo tem 24 horas para comparecer a sede da Mactran, munido do rotativo devidamente preenchido e da autuação aplicada para que a sansão seja eliminada do sistema. Esta nova prática, adotada com a retomada do rotativo em meados de 2009, visa promover a educação do condutor, e não punição.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, o Rotativo é motivo de muitas reclamações.

- Para nós, a multa é uma ferramenta para educar o condutor do veículo no sentido de obedecer às normas, para que o trânsito seja bem ordenado na cidade, e a população também seja contemplada, por exemplo, com calçadas livres para transitar, já que o principal alvo da mobilidade urbana é o pedestre. Educar, portanto, é o nosso objetivo maior, enquanto eliminamos qualquer suposição de lucro através desse instrumento. A diminuição de 165 multas do Rotativo de setembro para outubro mostra que nosso trabalho em parceria com a Mactran tem sido eficaz, disse o secretário.

Jorjão Siqueira destaca a importância da participação da população, através da Ouvidoria, para registro de reclamações, sugestões, pedidos, denúncias, informações.

- Se fazemos vista grossa aos infratores e problemas, se adotamos a política do “deixa pra lá”, e não denunciamos, certamente prejudicamos a maioria e seremos prejudicados direta ou indiretamente, a qualquer momento, por essas pessoas, ressaltou.

O presidente da Mactran, Moisés Moreira, também se manifestou sobre a estatística apresentada pela Ouvidoria. “Os números indicam que os condutores de veículos estão compreendendo nosso esforço para ordenar o trânsito numa cidade onde são emplacados em média 400 carros/mês”, observou. A frota de veículos emplacados em Macaé se aproxima dos 75 mil, com a circulação de 700 carretas por dia pela rodovia Amaral Peixoto e 400 ônibus de fretamento.