Padaria comunitária distribui pão para idosos

15/10/2008 10:37:01 - Jornalista: Lourdes Acosta

Enquanto o pão nosso de cada dia pode ficar mais caro nesta semana por conta da oscilação da cotação do dólar, a Catalunya em Missão distribui gratuitamente o pãozinho francês para mais de cem idosos do Grupo de Convivência da Terceira Idade, no bairro Botafogo.

A entidade, subsidiada pela Prefeitura, produz na padaria daquele bairro cerca de 200 mil pães por mês e na Fronteira, quase três mil pães. Nos dois bairros, os idosos recebem dez unidades por dia.

Para receber o alimento, basta apenas que o idoso seja cadastrado na entidade. O benefício é extensivo às famílias de baixa renda que, para ter acesso aos pães, trocam as latinhas de alumínio e garrafas de vidro que recolhem para que a Catalunya faça a reciclagem e o encaminhamento do material, ajudando na preservação ambiental.

Com 17 anos de trabalho social, que visa ao bem-estar comunitário, a Catalunya em Missão, sediada nos bairros do Botafogo, Fronteira e no Morro de Sant’Anna, vem trabalhando com projetos sociais para ajudar as famílias das comunidades com déficit em sua alimentação diária. São crianças e adolescentes de baixa renda, jovens em situação de desemprego e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Atendimentos básicos - O Grupo de Convivência da Terceira Idade “Amizade”, do Botafogo, recebe também atendimentos na área da saúde, como o de clínica geral, pediátrico e odontológico, além de recreação. O atendimento odontológico destinado às pessoas que não têm condições de pagar um dentista é realizado durante toda a semana. A média de consultas é de 120 pessoas por mês.

Segundo a coordenadora das Catalunyas, Viviane Ribeiro, a secretaria Especial de Saúde disponibiliza um médico quinzenalmente para fazer o atendimento pediátrico. São 40 crianças atendidas por mês. Quanto à clínica geral é feita por médicos voluntários.

- A atenção aos idosos é uma das prioridades dos projetos sociais da Catalunya em Missão, como forma de contribuição para a sociedade, entre tantas ações efetivadas para o bem comum. Temos desenvolvido ao longo desses anos de fundação um trabalho sólido, sério e eficaz, disse.

Informática – Capacitar para o mercado de trabalho também é meta da entidade. Recentemente, foi implantada na Catalunya em Missão do Morro de Sant’Anna, uma Lan House Pública Municipal. No local, funciona um curso de Informática em parceria com a secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec) que tem proporcionado melhor qualificação ao público jovem de baixa renda e ao desempregado. Na parceria, a Seictec fornece o instrutor e a Internet e a instituição oferece as instalações e os modernos equipamentos eletrônicos.

Anualmente, a Catalunya diploma mais de 400 jovens, que buscam colocação no mercado de trabalho. O curso de informática da Fronteira atende jovens e adultos, e forma mais de 80 pessoas por trimestre.