Palestra debate Direitos dos Idosos

26/05/2010 18:52:09 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Cartilha do Estatuto do Idoso foi distribuída aos participantes

A Prefeitura de Macaé através da Secretaria do Idoso promoveu nesta quarta-feira (26) uma palestra no Auditório do Paço Municipal para discutir os Direitos dos Idosos. O evento teve como objetivo ressaltar o idoso como cidadão com direitos e prioridades e fazer a divulgação da cartilha do Estatuto do Idoso, que foi distribuída aos presentes.

O evento teve a participação de um grande público e contou com a presença da psicóloga Ana Lúcia Schutz, que ressaltou os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e da palestrante, Leyla Corado, da Superintendência do Estado de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Assistência e Direitos Humanos.

A Secretária do Idoso, Cátia Crespo Schueler, deu início ao evento agradecendo a presença de todos e da participação da presidente dos Grupos de Terceira Idade de Macaé, Margarida Mussi e da coordenadora geral, Luciana Alvarenga. Na entrada do auditório foi realizada uma exposição de artesanatos feitos através do Projeto de Capacitação em Artesanato da Secretaria do Idoso.

A secretária explicou que esta ação governamental serviu para divulgar o Estatuto do Idoso e mostrar as prioridades em vários setores que os idosos possuem. “É importante que as pessoas e os idosos saibam dos direitos garantidos por lei que eles têm, para que eles sejam tratados com mais dignidade e respeito”, conta a secretária.

Cátia Crespo falou também que a Secretaria do Idoso irá formar grupos de 10 pessoas para capacitar idosos sobre os direitos estabelecidos em lei, realizado na sede da secretaria. Os maiores de 60 anos, interessados em participar dos programas da Secretaria do Idoso, podem se dirigir à Rua Francisco Portela nº 444, Centro.