Palestras sobre educação inclusiva estão com inscrições abertas

16/10/2009 15:09:20 - Jornalista: Andréa Lisboa

Com a proposta de fomentar a educação inclusiva, a Secretaria de Educação de Macaé, por meio do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), promove na Cidade Universitária seu primeiro ciclo de palestras sobre esse tema. A segunda palestra, “Diferença entre doença mental, deficiência mental e síndrome” acontece na próxima terça-feira (20), das 14h às 17h. As inscrições ainda estão abertas para todos os interessados.

A palestra será ministrada pela psiquiatra e psicoterapeuta com formação em neurolinguística, Marta Martins . Aproximadamente 80 educadores estão inscritos para o encontro de terça-feira. Todas as explanações do Ciclo serão realizadas por expertos em cada área.

O ciclo de quatro palestras gratuitas começou em setembro abordando “As famílias no processo de inclusão das pessoas com diferenças significativas”. Está prevista ainda “Transtornos: o que o professor precisa saber?”, com a psiquiatra Paula Ferraz, em 16 de novembro, das 13h 30 às 16h 30, e encerrando a programação, “Doença mental e sexualidade”, com a psicóloga Lélia Nogueira, em 7 de dezembro, das 8h às 11h.

- A proposta da educação inclusiva vem ao encontro do que temos trabalhado na Fundação Educacional de Macaé (Funemac) que são questões como: direitos humanos, respeito às diferenças, questões de gêneros e raciais. Por isso buscamos uma interface com o curso, ressaltou o diretor do IAPP, Robério Fernandes.

As palestras complementam a carga horária do curso “Diferenças na Aprendizagem e Processo Mental: Alternativas Pedagógicas” promovido pela Coordenadoria de Educação Especial da Semed. Este é o terceiro ano do curso, que tem duração de 10 meses e forma a cada ano três turmas de até 25 alunos. O curso, criado para a formação continuada dos profissionais de educação da rede municipal, acabou se estendendo a estagiários, auxiliares de turno e profissionais das redes estadual e particular.

As ações desenvolvidas pela coordenadoria vêm atender ao programa do Ministério da Educação-MEC de Educação Especial, que inclui ainda a estruturação de salas de recursos multifuncionais. Está previsto, até 2010, o atendimento a quinze unidades escolares com esses espaços. Cinco escolas da rede já receberam materiais do programa do MEC. As salas funcionarão com atendimento de professores especialistas que também irão participar de curso de qualificação específica do MEC para o trabalhos com os recursos recebidos.

No início deste ano, a coordenadoria iniciou um senso para levantamento estatístico da Educação Especial em Macaé. Os professores especialistas que atuam na Semed, em parceria com profissionais da Secretaria de Saúde acompanham a coleta dos dados por meio de avaliações de cada caso.