Parceria entre a Prefeitura e Ifet garante vagas para alunos dos cursos profissionalizantes

16/03/2009 10:01:38 - Jornalista: Grazielle de Marco

A partir deste mês, alunos dos cursos de qualificação profissional, oferecidos pela Prefeitura, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional da Secretaria de Educação, terão a oportunidade de completar sua formação profissional em uma das mais conceituadas instituições de ensino técnico do país, devido a uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Campos (Ifet/Uned Macaé) que garante a oferta de 15 vagas aos alunos do Centro de Educação Tecnológica e Profissional.

As vagas, do sistema de cotas para alunos de instituições municipais, encontram-se atualmente ociosas. “Não estamos tirando oportunidade de ninguém. Essas são vagas que não foram preenchidas no concurso de seleção de 2009, e que de outra forma não seriam ocupadas. Entendendo a possibilidade de estar ajudando nossos alunos, que em sua maioria são de baixa renda, e reconhecendo nosso empenho na formação profissional da população de Macaé, o Ifet nos procurou para a realização de nova seleção, com nossos alunos”, explica o coordenador pedagógico do Centro, Jovenito Tavares.

De acordo com Jovenito, 30 alunos dos cursos de qualificação da Secretaria de Educação participarão da prova de seleção para o curso Técnico de Calderaria, período noturno. As aulas iniciarão em Abril e o curso terá duração de dois anos. “Para entrar, todos os concorrentes precisarão atingir a nota mínima da seleção. Temos muitos estudantes em nossos cursos que estão afastados da escola há algum tempo, mas eles terão que estudar e se esforçar como qualquer outra pessoa. Temos certeza de que eles não irão nos decepcionar”, diz.

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional da Secretaria de Educação é o executor dos cursos do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar). O projeto consiste na implantação, ao longo de um ano e meio, de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social. Em apenas sete meses de implantação o Centro oferece 40 cursos e já formou mais de 500 pessoas. Também fazem parte do Prodesmar a Duplicação da rodovia RJ-106 trecho Rio das Ostras-Macaé, Projeto Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) e o Planejamento Estratégico da Região Norte Noroeste.