Parceria entre Macaé Cidadão e Educação para o Projeto Educando na Cidadania

14/04/2005 18:12:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro


Em reunião nesta quinta-feira (13) na Casa de Educação, a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, apresentou o projeto “Educando em Cidadania”, que será desenvolvido inicialmente em nove escolas da rede municipal, numa parceria entre o Macaé Cidadão e a Secretaria de Educação.

O projeto Educando em Cidadania terá início em junho, estendendo-se até novembro deste ano. Será desenvolvido em nove escolas da rede, situadas uma em cada setor administrativo do município. O projeto é direcionado a professores, alunos de 7ª e 8ª série e do Ensino Médio, além das comunidades onde as escolas estão situadas, atendendo aos funcionários, pais de alunos e também a pessoas interessadas em participar. O critério para a seleção das escolas foi de maior número de alunos das séries atendidas pelo projeto. As inscrições acontecerão de 16 a 20 de maio e todos os participantes receberão certificados.


Projeto foi analisado e aprovado pelo prefeito Riverton Mussi

Segundo a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, o Projeto é fruto de solicitações feitas pelos educadores macaenses que participaram das três conferências de cidadania, realizadas pelo Macaé Cidadão em 2002, 2003 e 2004. Atendendo a essas solicitações, o Macaé Cidadão deu início ao estudo do projeto, que, após concluído, foi levado ao prefeito Riverton Mussi, que analisou e aprovou, começando, então, as articulações para colocá-lo em prática, buscando a parceria com a Secretaria de Educação.

Sobre essa parceria, a subsecretária Leda Vieira Moraes, representando a secretária Milmar Madureira - que estava em seu gabinete recepcionando um grupo de professores da UFRJ - disse que a parceria era muito importante, já que educação se faz com cidadania e que o projeto terá grande alcance, mobilizando a comunidade educacional para realizar as intervenções necessárias para melhoria da qualidade de vida, vendo a cidadania como prática social.