Parque Atalaia recebe visita de pesquisadores italianos

22/04/2005 12:23:20 - Jornalista: Eduardo Lemos

O Parque Municipal Fazenda Atalaia, na região serrana de Macaé, recebe neste sábado, dia 23, a visita de uma comitiva de pesquisadores italianos, que vem conhecer o potencial ambiental da região. Os pesquisadores fazem parte da equipe de administração do Parque Natural de Roma, e estão dispostos a investir em programas e projetos ambientais no Brasil.

“Vamos apresentar a eles os projetos de educação ambiental e pesquisas que queremos desenvolver no Parque Atalaia, onde já firmamos parceria com a Usina Termelétrica El Paso. É uma área rica de mata atlântica, que tem que ser preservada”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo.
A visita da comitiva italiana faz parte do acordo firmado durante o Tratado de Kioto, que prevê ajuda aos países em desenvolvimento.

O interesse especial na região serrana de Macaé é em relação à Mata Atlântica, que ainda está em bom estado de conservação. A visita dos italianos foi articulada pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo ambientalista Antônio Cléber, que tem interesse em implantar uma Estação Ecológica para pesquisas ambientais em sua propriedade, na localidade da Estrela, em Duas Barras, também na região serrana macaense.

Além do Parque Atalaia, os italianos vão conhecer outros recursos naturais de Macaé, como o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e a Lagoa de Imboassica. O grupo chegou ao Rio de Janeiro no início da semana, e conheceu também a Floresta da Tijuca e o Jardim Botânico.

Parque é um paraíso ecológico

O Parque Municipal Fazenda Atalaia foi criado em 1995 através da Lei Municipal 1.596, sendo composto de 235 hectares, que abrangem os perímetros distritais de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro.

O Parque Atalaia é dotado de grandes atrativos naturais como rios, cachoeiras, piscinas naturais, paisagens e vistas panorâmicas, fauna e flora, entre outros. Sua localização fica bem próxima do centro da cidade – cerca de 27 Km – oferecendo um ambiente ideal para a realização de aulas de educação ambiental nos diferentes níveis de ensino, seguindo as linhas de sensibilização da comunidade quanto à proteção e recuperação de ecossistemas florestais. A área engloba vegetação florestal remanescente de Mata Atlântica, o que a faz integrar a Reserva Biosfera Mata Atlântica, instituída em outubro de 1992.

Os objetivos específicos do Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia são:
- Proteger e recuperar fragmentos de Floresta Atlântica, mantendo a diversidade biológica dos ecossistemas.
- Possibilitar a sobrevivência de espécies em extinção.
- Preservar a beleza cênica local.
- Propiciar condições de lazer, recreação e turismo de forma compatível com os demais interesses do parque.