Parque da Cidade é palco da prática de patins

15/04/2016 18:41:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Sensação de liberdade é apontada por praticantes como um dos charmes do esporte

Tendo a internet como principal canal de comunicação, eles deslizam sobre rodas em vários pontos da cidade. Todas as quintas-feiras, o encontro do Grupo Patins Macaé é no Parque da Cidade, na Praia Campista. O movimento recria a década de 70 e a prática retornou com força total em Macaé.

Criador do grupo que existe há quase três anos, Rafael Felipe Vasconcelos ressalta que a prática, que começou com sete pessoas, e já reuniu mais de cem em um encontro regional no Parque da Cidade, conta com patinadores de Niterói, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Campos.

- Procuramos ocupar espaços públicos como praças, quadras e ruas. O Parque da Cidade é um local onde utilizamos a pista de patinação e skate para os adeptos das manobras radicais - disse, acrescentando que o local, quando ocupado pela sociedade, estimula a preservação dos equipamentos disponíveis.

Relembrando os tempos de criança, a analista comercial Patrícia Menezes, acompanhada da filha Mariana, de oito anos, voltou a praticar o esporte e conseguiu convencer toda a família.

- Descobrimos o Grupo Patins Macaé, por meio da equipe de Hóquei sobre Rodas e há dois meses nos encontramos para patinar. O meu esposo já comprou os dele e só está esperando chegar - disse.

Ela acrescentou que a filha gosta de adrenalina e não tem medo. Agora Mariana tenta levar as amigas. "Estou tentando fazer com que elas troquem a tevê pelos patins. Aqui fazemos novos amigos e podemos praticar um esporte ao ar livre", definiu.

A modalidade tem atraído pessoas de todas as idades e também transforma a vida de alguns. Foi o caso do cabeleireiro Maciel Júnior, 45 anos, que após uma fratura na perna, encontrou no esporte uma superação.

- Tentei caminhada, corrida, jiu-jitsu, mas continuava buscando algo que me desse prazer. Fui presenteado pela minha esposa com um par de patins e há um mês conheci a sensação de liberdade - frisou.

O estudante Eduardo Aguiar, dez anos, patinava no quintal de casa sozinho e junto com os pais descobriu o grupo de patinadores e hoje fez novos amigos e é fã dos saltos e manobras radicais. Os pais Renato André e Vanusa já estão pensando em aderir à patinação.

O casal Ely Combat, 49 anos, e Cláudia Ribeiro, 47 anos, fica esperando a hora de encontrar o grupo. Ele conta que acompanhava a esposa, de bicicleta, mas há uma semana tomou coragem e aderiu à patinação. "A sensação é maravilhosa, o espaço aqui é muito bom e precisa ser aproveitado pela população", afirmou.

Além dos encontros às quintas-feiras no Parque da Cidade, o Grupo Patins Macaé se reúne todas as segundas-feiras na orla da Praia dos Cavaleiros, às terças e quartas-feiras, na praça do Sol y Mar e às sextas-feiras a patinação é nas ruas da cidade. A internet é o canal de comunicação do grupo, que possui 300 seguidores no Facebook e cem integrantes no WhatsApp.

O fundador do grupo, Rafael Felipe Vasconcelos, lembra que para praticar a patinação com segurança é importante o uso de equipamentos, para não se machucar e aproveitar o máximo do esporte. "A principal regra para quem vai começar a patinar é fazer uso de joelheira, munhequeira, capacete e cotoveleira, pois os tombos são inevitáveis", destacou.


Fotos Relacionadas