Passageiros de ônibus comemoram retirada dos “roletões”

16/10/2009 16:29:55 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Arquivo Secom

As empresas concessionárias Rápido Macaense e Líder promoveram a volta das roletas normais

Usuários de ônibus urbanos de Macaé comemoram a retirada dos “roletões” e a volta das roletas normais. Solicitação feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran buscou atender uma demanda dos passageiros, que se diziam insatisfeitos com a colocação dos dispositivos nos ônibus.

Os equipamentos de retenção alocados em cima das roletas - apelidadas de roletões pela população – foram implantados pelas empresas em 2006, sob a alegação de que muitos passageiros ameaçavam a integridade física do trocador e pulavam com facilidade a roleta, para não pagar, o que causava prejuízo financeiro.

Além de atingir mais de um metro e meio de altura, os roletões deixavam um espaço muito pequeno para a passagem, insatisfação que motivava reclamações junto às empresas e pedidos de providências à Mactran.

Atendendo a uma solicitação do secretário Jorjão Siqueira, as empresas concessionárias Rápido Macaense e Líder promoveram a volta das roletas normais, que foram reimplantadas em toda a frota de ônibus municipais.

- Contamos com o apelo popular e apoio de órgãos importantes neste processo, como a Câmara Permanente de Gestão, que embasaram o nosso pedido de retirada dos roletões, podendo, desta forma, oferecer mais qualidade para o embarque do usuário nos ônibus, revela.

Vanda Monteiro, moradora no bairro Aeroporto, ressaltou que foi excelente a volta das roletas normais. “A pessoa gordinha ou com embrulhos demorava muito tempo para passar”, lembrou. Já para Meire Santos, do Lagomar, que é vendedora de roupas, disse que anda sempre com encomendas, e tinha grande dificuldade de passar nos roletões, problema já solucionado com a retirada do aparato.

De acordo com o superintendente da Macaense, Sérgio Hübner, a volta das roletas normais tornou o embarque mais ágil. Ele acrescentou que existe uma previsão da empresa para a realocação das roletas na parte da frente dos ônibus, a fim de oferecer mais segurança na entrada e saída dos coletivos.