Pequenos Cientistas tem sucesso de participação de escolas e público

20/06/2011 11:39:53 - Jornalista: Joice Trindade

Apresentar projetos científicos, desenvolvidos na escola através da experimentação. Esse é um dos objetivos do projeto Pequenos Cientistas, que foi realizado na sexta-feira (17), na Praça Veríssimo de Mello, no Centro da Cidade, durante todo o dia, com a participação de 20 escolas. Durante o evento, a população que passou pelo espaço pode conferir as apresentações feitas por alunos do 1º ao 5º anos, das escolas municipais, e suas experiências.

Presente, o secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que o projeto conseguiu alcançar o objetivo:

- É bom apreciar as descobertas dos alunos e enaltecer as potencialidades de cada um. Através de projetos como estes, os estudantes são instigados a conhecer novas coisas. Por isso, os projetos “Pequenos Cientistas” e conseqüentemente “Grande Cientista” (6º ao 9º anos) foram idealizados.

Cerca de 20 escolas da rede municipal de ensino fizeram parte da programação. As unidades apresentaram seus projetos e, entre os temas foram apresentados “Importância da Saúde”, “Alimentação Alternativa”, “ O abastecimento da água e a preservação” e “ A origem do Petróleo”.

Para os estudantes Hana Vitória dos Santos, Lorena de Oliveira e Izack Cabral, da Escola Municipal Letícia Peçanha Aguiar, fazer parte do projeto foi “pura alegria”. Com apenas seis anos eles explicaram a temática “Refeição Saudável” com muito empenho.

- Aprendemos bastante. Agora vamos buscar comer mais frutas, legumes e verduras. Explicar na feira também é muito legal, contou Lorena.

Entusiasmada, a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Ana de Oliveira das Dores, Natalícia Chagas, disse que faz questão de inscrever a unidade para o projeto. A escola integrou 140 alunos diante das pesquisas científicas, através do incentivo dos professores. Entre eles está Adilce Gonçalves. A professora do pré I explicou que nunca viu seus alunos tão animados com o projeto “Saúde e Alimentação’.

- Com a pesquisa, eles começaram a prestar atenção na alimentação e até mesmo a vigiar o que nós, professores e pais, estamos utilizando nas refeições. Tudo isso é gratificante, pontuou.

Além das mostras científicas, o evento também contou com oficina e manifestação cultural. Os visitantes tiveram a oportunidade de aprender as técnicas do jogo de xadrez, na oficina ministrada por dois professores e um oficineiro, que atuam na rede municipal. Para isso, a Secretaria de Educação montou um estande específico com dez tabuleiros.

O ritmo do forró também foi apresentado pelos alunos da Escola Municipal Eda Moreira Daflon. Os estudantes dançaram a música que enfoca o tema do lixo”. Vestidos com roupas produziram por sucatas, eles fizeram um apelo à preservação do meio ambiente.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Rosa, assim como na edição de 2010, o evento foi um sucesso.

- Foi maravilhoso ver o empenho dos professores e alunos. Mesmo o evento sendo realizado no dia do encerramento da Feira Brasil Offshore, conseguimos integrar pais, professores e o público em geral para apreciar e conhecer as experimentações dos nossos estudantes, destacou.

Também presente, a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, se emocionou:

- Estou muito feliz ao constatar o que nossos educadores estão executando com os alunos.