Pequenos produtores terão facilidade de crédito nas agências do Macaé Facilita

14/05/2009 09:53:05 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Agências do Macaé Facilita estão vinculadas à secretaria de Desenvolvimento Econômico

Pequenos empreendedores de Macaé poderão adquirir empréstimo de até R$ 9,5 mil nas três agências do Macaé Facilita (Barra de Macaé, Córrego do Ouro e Sana). Preocupada com o crescimento e o fortalecimento das pequenas atividades econômicas na cidade, a secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura está montando parcerias para que até o final deste mês de maio pequenos produtores possam usufruir de tal benefício.

Com o benefício, costureiras, motoristas de táxi, produtores de frutas, artesãos e outros pequenos investidores terão condições de aplicar recursos em seus empreendimentos. A liberação dos créditos é fruto de parcerias que estão sendo realizadas pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), órgão ligado à secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Micro Invest/Unibanco.

- Com isso, serão disponibilizadas com agilidade e rapidez as necessidades de crédito dos pequenos negócios de nossa cidade. Os negócios poderão ser formais ou que ainda não conseguiram se formalizar, por exemplo, processos produtivos que não possuem CNPJ, explica o presidente do Fumdec, Francisco Navega.

Navega conta ainda que essa metodologia será disponibilizada na sua plena gestão do conhecimento aos gestores ligados ao Macaé Facilita, facilitando o contato e o acompanhamento do pequeno produtor. “O crédito será orientado, por meio de um processo educativo. Ou seja, as pessoas terão de aplicar as verbas para quesitos produtivos e não consumistas”, ressaltou.

A infraestrutura para dar o suporte necessário ao fruto da parceria entre Sebrae, Fumdec e Micro Invest/Unibanco está garantida. Boxes de atendimento, transporte logístico de intercâmbio entre as agências, treinamento para seis funcionários (dois por agência), devidamente realizado pelo Micro Invest/Unibanco e disponibilização de um coordenador geral para todas as unidades do Macaé Facilita, que também é oferecido pelo Micro Invest/Unibanco de forma gratuita, também são frutos do acordo entre os três órgãos.

- Todas estas ações em prol do micro crédito foram pensadas pelo prefeito Riverton Mussi, na concepção de levar o crédito e a interiorização do crédito ao pequeno produtor, sem burocracia e com maior agilidade, diz Navega.

As agências do Macaé Facilita também estão vinculadas à secretaria de Desenvolvimento Econômico, que executa a gestão dos três órgãos públicos municipais em Macaé, localizados na Barra de Macaé, no distrito de Córrego do Ouro e no distrito do Sana.

Macaé Facilita da Barra

Funcionando na Barra de Macaé há cinco anos, a agência do Macaé Facilita propicia diversas atividades à população macaense. Entre elas, está o cadastramento para cursos na área industrial, de construção civil, área administrativa, de recursos humanos, de saúde, setor ambiental e de turismo, além da área hoteleira.

Lá, também são oferecidas orientações acerca de abertura de alvará, organizada pela secretaria de Ordem Pública. A secretaria de Fazenda emite as notas fiscais. Camelôs, ambulantes, donos de traillers, de carrocinhas e outros cujas atividades de trabalho devem ser legalizadas, uma vez que se trata de comércio muitas vezes ilegal, têm orientações de postura e de consulta ao código de posturas, na agência do Macaé Facilita.

Outra atividade proposta à população trabalhadora refere-se a orientações sobre panfletagem, outdoors e placas, quando o valor da panfletagem tem informações e dados devidamente calculados por profissionais do Macaé Facilita. Na Lan House pública, cerca de 55 pessoas utilizam os nove computadores disponíveis gratuitamente durante uma hora cada um.

Macaé Facilita de Córrego do Ouro

Com um atendimento diário de cerca de 200 pessoas, a agência do Macaé Facilita do segundo distrito de Córrego do Ouro está crescendo a cada dia que passa. O órgão público municipal também oferece serviços aos moradores de outros distritos, como Glicério e Frade, além das localidades serranas de Trapiche e Óleo.

Além da Lan House com Internet gratuita, os usuários podem obter consulta e impressão de trabalhos escolares, documentos, além da segunda via de contas. Na agência há 13 funcionários atuando em favor da população. Entre as orientações que eles fazem estão quesitos vinculados ao IPTU, ISSQN, ITBI, construções particulares e projetos de arquitetura, código de obras e demais legislações a respeito de construção civil e sobre plantas proletárias, fornecidas gratuitamente pela administração municipal.

Entre outras atividades, a unidade do Macaé Facilita de Córrego do Ouro faz registro e apuração de denúncia de obras irregulares ou a respeito de materiais de obras nas calçadas. Ainda há orientações sobre como preparar um currículo. Dessa maneira, candidatos a um emprego poderão apresentar-se às empresas de forma mais adequada e segura.

Macaé Facilita do Sana

Atendendo aos moradores do sexto distrito do Sana, a agência do Macaé Facilita – fundada há um ano e cinco meses – comporta sete secretarias municipais da prefeitura de Macaé. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços de órgãos públicos municipais, tais como: Trabalho e Renda, Assistência Social, Serviços Públicos, Interior, Fazenda, Meio Ambiente e Urbanismo e Ciência e Tecnologia.

Cursos de Auxiliar de Escritório, Inglês Básico, Análise de Impactos Ambientais, Inglês Intermediário e Auxiliar Administrativo são oferecidos nesta agênciaq. Eles são resultado de ações do Centro de Educação Tecnológico e Profissionalizante da prefeitura de Macaé (Cetep), sendo realizados no auditório da agência.Além do mais, nessa agência também funciona uma Lan House Pública, composta por nove computadores.