Pérola de Mulher será lançado no Paço Municipal

02/05/2005 17:16:01 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Prefeitura de Macaé através da Coordenadoria dos Direitos da Mulher lança oficialmente nesta terça-feira, dia três, às 9h no auditório do Paço Municipal o Programa Pérola de Mulher. O programa tem como objetivo garantir atendimento humanizado e de qualidade às mulheres vítimas de violência, e também fazer as fichas de notificação compulsória de maus tratos e violência contra a mulher.

Segundo a coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, as fichas de Notificação Compulsória de Violência contra a Mulher estarão disponíveis nas unidades de saúde, nas emergências e no Hospital Publico Municipal Doutor Fernando Pereira da Silva, organizando desta forma o fluxo e a notificação do número de casos de violência.

Vânia acrescenta que será iniciada a capacitação dos profissionais de Serviço Social no lançamento do Programa e posteriormente serão os demais profissionais envolvidos, onde receberão orientações quanto aos procedimentos da rotina a serem seguidas e condutas nos casos de vítimas de estupros.

“As vítimas de violência sexual terão acesso aos medicamentos indicados que contará com kit para prevenção às DST/Aids, pílula anticoncepcional emergencial e imunoglobina para hepatite B”, disse.

A coordenadora lembrou ainda que a prefeitura disponibilizou um carro para a coordenadoria, visando transportar as mulheres vítimas de violência da instituição até os órgãos competentes, para que elas não sofram constrangimentos e garantam seu atendimento no Instituto Médico Legal (IML), hospital e delegacia.

Mulher – Em comemoração ao Dia Nacional da Mulher, no último dia 30 de abril, a Coordenadoria dos Direitos da Mulher irá participar no dia três de maio às 16h durante a Tarde de Integração da Melhor Idade, com uma palestra da ginecologista e ortomolecular, Jane Edde Azevedo, que terá como tema “Mulher – envelhecer ou avançar na idade”.