Pérola de Mulher vai proteger vítimas da violência

03/05/2005 16:45:44 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o objetivo de promover um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, a prefeitura de Macaé através da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, lançou oficialmente na manhã de ontem o Programa Pérola de Mulher.

O primeiro passo foi sensibilizar os profissionais de serviço social das diversas secretarias e programas municipais, além de Conselhos e órgãos que trabalham com o atendimento as mulheres vítimas de violência. Depois serão os demais profissionais, como enfermagem e médicos.

De acordo com a coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, a Coordenadoria também fará num segundo momento um trabalho voltado para os agressores e à família como um todo.

Cerca de 50 profissionais participaram do lançamento, onde também foi mostrada toda estrutura do Núcleo de Atendimento a Mulher (Nuam), que faz parte da Coordenadoria, local onde as mulheres vítimas de violência encontram todo apoio e orientação de uma equipe multiprofissional com assistente social, psicóloga, advogadas, entre outros.

Vânia acrescenta que todo atendimento é feito de acordo com a vontade e decisão da mulher. “Oferecemos os nossos serviços de forma a orientar estas mulheres quanto aos seus direitos enquanto cidadãs”.

Com a criação do Programa Pérola de Mulher, está sendo implantada nas unidades de emergência a ficha de Notificação Compulsória de Violência contra a Mulher, organizando desta forma o fluxo e a notificação do número de casos de violência.

Deam - A coordenadora Vânia Deveza e o presidente da Fundação de Ação Social, Fernando Horta, se reuniram recentemente com o subchefe da Polícia Civil, José Renato do Nascimento, para falar da implantação da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e da Casa Abrigo.

O prefeito Riverton Mussi, durante o Fórum Permanente de Segurança Pública, realizado na semana passada, falou que vai providenciar um local para a instalação da Deam, como forma de sugerir esta parceria com a Polícia Civil. Enquanto a Deam não fica pronta, Riverton ressaltou a importância do Nuam, em que a prefeitura disponibilizou um carro para ser usado pelas mulheres para exames de corpo delito na Polícia Técnica.