Pesquisa aponta índice de cerca de 100% de aprovação da Escola do Campo

17/12/2009 13:45:18 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foi concluída, nesta semana, a pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional de Macaé (Cetep) para avaliar a relação da comunidade serrana com a terra, com o objetivo de melhor direcionar as ofertas de cursos da Escola do Campo. O projeto, que será implantado em Córrego do Ouro, obteve em torno de 100% de aprovação da comunidade, que considera que ele contribuirá para o desenvolvimento econômico e social dos distritos.

A Escola do Campo pretende criar oportunidades geradoras de renda para que os jovens dos distritos não sintam necessidade de migrarem para a cidade. De acordo com a pesquisa, entre os dez cursos propostos, quatro deles têm a preferência da metade do público: Técnico em Ecoturismo, Técnico em Florestas, Técnico em Zootecnia e Técnico em Fitoterapia. A pesquisa realizada por meio de 1.100 formulários, abrangendo em torno de 10% da população da localidade, foi direcionada a dois públicos-alvo: estudantes e comunidade. Mas o resultado das duas fases foi bastante aproximado.

Depois da consulta, algumas estratégias já puderam ser definidas pelo Cetep. O projeto piloto da escola contará com o curso Técnico em Ecoturismo, beneficiando inicialmente cerca de 60 alunos aptos ao 1º ano do Ensino Médio. Apesar da pesquisa à comunidade apontar que a grande maioria considera a iniciativa excelente, foi também diagnosticado que aproximadamente metade dos estudantes desconhecia o projeto.

Por isso, o Cetep estabeleceu como meta para o próximo ano a motivação dos alunos da rede municipal serrana. As informações chegarão aos estudantes através de palestras em escolas, centros comunitários e igrejas já a partir do próximo ano letivo. O cronograma terá a duração de dois meses.

O diretor-presidente interino do Cetep, Luis Fernando Serôa, informou que no Plano Plurianual do centro já foram incluídos os recursos necessários à infraestrutura e ao funcionamento da escola. “Para o curso Técnico em Ecoturismo, pretendemos firmar parcerias. Entre elas, com a rede hoteleira de Macaé. A região tem potencial para esse tipo de atividade”, ressaltou.

Desde agosto, o Cetep participa do planejamento da Escola do Campo. Em 20 de outubro, foi feito um registro fotográfico para melhor direcionar o projeto instituído pela Lei Municipal 3.085/08. A escola funcionará na Fazenda Vitória que possui 190 mil m2.