Pesquisas da prefeitura já mostram primeiros resultados

09/06/2009 14:33:30 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Reivindicações da população estão sendo coletadas por dez pesquisadores do Programa Macaé Cidadão

Diversas reivindicações da população macaense estão sendo coletadas por intermédio de duas pesquisas que o Programa Macaé Cidadão da prefeitura está promovendo na cidade desde meados de abril. O trabalho de campo está abordando moradores dos 22 bairros e das sedes dos seis distritos, com previsão de término para o final de outubro. As pesquisas – realizadas por dez pesquisadores – buscam saber opiniões das pessoas sobre a infraestrutura das ruas do município e a respeito da posição dos usuários do transporte coletivo em Macaé.

Até esta terça-feira (9) – mais de um mês de apurações - foram entrevistadas 1.193 pessoas, residentes nos bairros Granja dos Cavaleiros, Lagoa, Visconde de Araújo, Riviera, Miramar e Imbetiba. De acordo com a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, as pessoas estão recebendo bem os pesquisadores e respondem as perguntas confiantes que a administração municipal dará um retorno positivo baseado nas solicitações apresentadas. “A equipe técnica formada pela coordenação e pela supervisão das pesquisas e o grupo de coletores de informação realizam as apurações com profissionalismo e dedicação”, conta ela.

- Dessa forma, os dados e as informações coletadas servirão de orientação para que os gestores da prefeitura ponham em prática projetos e planejamentos atendendo demandas populares. Os desejos e as necessidades de toda uma população devidamente averiguados e analisados, via pesquisas, oferecerão meios úteis e condições favoráveis para a realização de ações e de políticas públicas que beneficiarão toda a cidade de Macaé. Tudo isso resulta de visão alicerçada em pensamentos democráticos vivenciada pela administração municipal, avalia Amélia.

Pesquisas

Segundo a coordenadora das pesquisas do Programa Macaé Cidadão, Maria Cristina Tavares, a principal reivindicação observada até agora com relação à pesquisa de infraestrutura das ruas, é que a maioria dos entrevistados espera maior limpeza nas vias macaenses. “A questão da segurança tem sido muito ressaltada, já que os moradores de Macaé que interrogamos enfatizam e reclamam que assaltos nas residências e nas ruas devem ser evitados, por meio de mais ação do poder público”, conta ela.

Já acerca da segunda pesquisa, que trata do transporte urbano e é intitulada de “Linha do Destino”, as pessoas reivindicam maior número de ônibus na cidade. Cristina explica dizendo que de acordo com os entrevistados os coletivos chegam nos pontos para que os usuários do transporte público possam dirigir-se aonde pretendem ir, completamente lotados e cheios de gente. “As pessoas apontam o desconforto e o incômodo que sofrem diariamente por causa do transporte urbano”, justifica Cristina.

Ela comenta também que as posições e respostas ainda podem sofrer mudanças por meio de acréscimo e novas opiniões e informações. “Ainda falta fazer o trabalho de coleta de informações em 16 bairros e nos distritos”, informa, acrescentando que os pontos de atuação dos pesquisadores são algumas localidades existentes nos bairros. Ela lembra que em um mesmo bairro pode haver diversas localidades

A pesquisa de infraestrutura das ruas é fruto de parceria entre o Programa Macaé Cidadão e a Câmara Permanente de Gestão (CPG), por meio do projeto Cidade Limpa, e a secretaria de Serviços Públicos (Semusp). Já a pesquisa “Linha do Destino” é uma solicitação da Mactran (Macaé Trânsito e Transportes), que pensa em executar possíveis reestruturações no Sistema Integrado de Transporte.

A primeira pesquisa avalia e obtém dados e informações de moradores e presidentes de Associações de Moradores se há serviços de varrição de ruas em suas localidades de forma satisfatória, se os terrenos baldios têm sido limpos periodicamente, se o lixo dos terrenos são coletados de maneira disciplinada.

Já a segunda pesquisa - que faz parte do mesmo questionário onde estão contidas as perguntas sobre a infraestrutura dos logradouros públicos - busca saber da população opiniões sobre qual a melhor linha que atende a comunidade. São observadas as posições dos populares sobre o itinerário mais adequado para eles, a questão dos horários para transporte público mais convenientes e se além do ônibus as pessoas também gostariam da opção do transporte ferroviário urbano.