Pesquisas do Macaé Cidadão: uma luz eficaz aos gestores do município

26/06/2009 11:16:01 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Rui Porto Filho

Para facilitar o trabalho dos administradores da cidade, inúmeras pesquisas têm sido realizadas pelo Macaé Cidadão

Com a função de facilitar o trabalho dos administradores da cidade, inúmeras pesquisas baseadas em critérios sociológicos têm sido realizadas pelo Programa Macaé Cidadão da prefeitura de Macaé. No entender de sua coordenadora, Amélia Guedes, dados substanciais como os obtidos por meio de pesquisas, alicerçadas na realidade e no cotidiano da população, são utilizados pelos gestores municipais. Ela salienta que assim há melhores condições para que sejam efetuadas políticas e ações a favor do município e de seus componentes humanos.

Diversas reivindicações da população macaense estão sendo coletadas por intermédio de duas pesquisas que o Programa Macaé Cidadão está promovendo na cidade desde meados de abril. O trabalho de campo está abordando moradores dos 22 bairros e das sedes dos seis distritos, com previsão de término para o final de outubro. O trabalho – realizado por dez pesquisadores – busca saber opiniões das pessoas sobre a infraestrutura das ruas do município e a respeito da posição dos usuários do transporte coletivo em Macaé.

De acordo com a coordenadora do Macaé Cidadão, as pessoas estão recebendo bem os pesquisadores e respondem às perguntas confiantes que a administração municipal dará um retorno positivo baseado nas solicitações apresentadas.

Segundo a coordenadora destas pesquisas, Maria Cristina Tavares, a principal reivindicação observada até agora com relação à pesquisa de infraestrutura das ruas, é que a maioria dos entrevistados espera maior limpeza nas vias macaenses. “A questão da segurança tem sido muito ressaltada, já que os moradores de Macaé que interrogamos enfatizam e reclamam que assaltos nas residências e nas ruas devem ser evitados, por meio de mais ação do poder público”, conta ela.

Já acerca da segunda pesquisa, que trata do transporte urbano e é intitulada de “Linha do Destino”, as pessoas reivindicam maior número de ônibus na cidade. Cristina explica dizendo que de acordo com os entrevistados os coletivos chegam nos pontos para que os usuários do transporte público possam dirigir-se aonde pretendem ir, completamente lotados e cheios de gente. “As pessoas apontam o desconforto e o incômodo que sofrem diariamente por causa do transporte urbano”, justifica Cristina.

A pesquisa de infraestrutura das ruas é fruto de parceria entre o Programa Macaé Cidadão e a Câmara Permanente de Gestão (CPG), por meio do projeto Cidade Limpa, e a secretaria de Serviços Públicos (Semusp). Já a pesquisa “Linha do Destino” é uma solicitação da Mactran (Macaé Trânsito e Transportes), que pensa em executar possíveis reestruturações no Sistema Integrado de Transporte.


Desde 2001, a equipe do Macaé Cidadão já realizou 23 coletas de informações, num trabalho de campo junto à população. Segundo Amélia Guedes, as pesquisas têm o objetivo de que as demandas sociais sejam detalhadas, conhecidas e investigadas. “Desta forma, os gestores municipais não agirão utilizando o “achômetro” e sim de acordo com informações baseadas no dia a dia dos moradores de Macaé”, comentou ela.

Algumas pesquisas

No ano de 2003, pesquisadores do Macaé Cidadão puseram em prática a pesquisa para aferição dos aparelhos de medidores de pressão arterial. Este trabalho de campo foi uma solicitação do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). “Neste caso, nosso objetivo foi promover a formação de cadastro das pessoas hipertensas e possuidoras de aparelho de pressão arterial. Também houve na época calibragem gratuita dos equipamentos pelo órgão público municipal [o instituto]”, realça Amélia.

Ao todo, 165.496 pessoas foram entrevistadas na pesquisa domiciliar, realizada entre fevereiro de 2001 e abril de 2003, quando 80 pesquisadores obtiveram respostas sobre diversos assuntos, por exemplo, saúde, esporte, lazer, meio ambiente, saneamento e muitos outros temas. Na ocasião, foram devidamente analisadas 175 perguntas.

Naquele mesmo ano, a secretaria de Esporte solicitou pesquisa com a finalidade de se conhecer o perfil sócio-econômico das famílias com filhos inscritos nas várias modalidades esportivas disponibilizadas pelo órgão público há seis anos. Ainda em 2003, para atender pedido da Fundação Macaé de Cultura, o Macaé Cidadão buscou na pesquisa do artesão a criação de cadastro dos artífices macaenses, detalhando seus respectivos ofícios.

- Tudo isso teve o fim de que fossem formados mecanismos que visassem aperfeiçoar as ações técnicas deste público determinado, que tem na criatividade sua grande força inspiradora - destaca a coordenadora do programa. Ela evidencia ainda que em duas oportunidades, foram feitas coletas de informação para a Associação Macaense de Apoio aos Deficientes Auditivos (Amada). A última foi entre maio de 2006 e dezembro de 2007. “Na ocasião, fizemos cadastro e atualização dos endereços das pessoas portadoras de deficiência auditiva no município”, destaca.

Ela argumenta que diversas pesquisas de cunho sociológico têm sido realizadas pelo Programa Macaé Cidadão. Citou ainda como exemplo a do Comércio Feliz, quando se investigou sobre as reais demandas de comerciantes e empresários da cidade. Esta coleta de informações ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2008.

Outra pesquisa foi a do Art Luz, também realizada no ano passado, em que o programa completou uma década de implantação. O levantamento teve como meta apurar e avaliar os potenciais do programa e sua influência sobre o público alvo, constituído por crianças, adolescentes e mulheres. Nesta averiguação que resultou em livro, até vizinhos e membros das comunidades foram entrevistados.

Sociologia

A Sociologia é uma ciência que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência.

Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da Sociologia. Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —, a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber.

Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é o Estado, representado pelas administrações públicas federal, estaduais e municipais, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica.