Pessoas com deficiência recebem equipamentos através de convênio entre prefeitura e SUS

18/12/2014 18:34:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Maurício Porão

Helena Rosa dos Santos, moradora do Miramar, foi uma das beneficiadas

Um convênio entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macaé e o Sistema Único de Saúde (SUS), através da Associação Fluminense de Reabilitação (Niterói), está proporcionando a doação de cadeiras de roda, muletas, andadores, tutores, órteses e próteses a pessoas com deficiência que moram em Macaé.

Na manhã desta quinta-feira (18), oito cadeiras de roda e três pares de órteses foram entregues pela equipe do serviço de órtese e prótese da Secretaria de Saúde, no Ginásio Poliesportivo Maurício Soares Bittencourt.

Segundo a fisioterapeuta Lílian Maciel Caldas Machado, integrante da equipe, o atendimento segue um critério. São 15 a 20 processos mensais devidamente avalizados por médicos. "Há casos em que o profissional de saúde solicita mais de um material para uma pessoa com deficiência", explica, acrescentando que as entregas podem acontecer semanalmente ou quinzenalmente.

- Fazemos a entrega assim que os equipamentos são disponibilizados pela Associação niteroiense - notifica Lílian. Ela conta que todo usuário tem direito a receber o material, desde que seja morador de Macaé.

Em Macaé haverá, até o final de 2015, o Centro de Reabilitação, que trabalhará para a reparação de pessoas com deficiência física, auditiva, e disponibilizará oficinas de órtese e de prótese, realizando os serviços na cidade. Neste caso, não será necessário que os usuários façam os procedimentos em Niterói.

A equipe multiprofissional de órtese e prótese da Secretaria de Saúde é constituída por dois fisioterapeutas, dois terapeutas ocupacionais, uma psicóloga e uma assistente social.

Lágrimas de alegria

Helena Rosa dos Santos, de 47 anos, moradora do bairro Miramar, recebeu muleta, cadeira de banho, cadeira de rodas e andador, graças a esse convênio. "Fiquei muito feliz. Estava precisando muito de tudo isso. Minha cadeira de rodas era emprestada. Chorei de alegria", afirma.

Já Josimar Ramos de Souza, de 32 anos, morador do bairro Malvinas, diz que vai a Niterói para fazer a moldagem de suas próteses. "Deus quer que eu volte a andar, pois com as próteses isso será possível", assegura, emocionado.