Pides amplia atividades nas praças de Macaé

05/05/2010 17:24:54 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

O Programa de Iniciação Desportiva (Pides) retomou as atividades em várias praças de Macaé e vai ampliar o atendimento com novas modalidades nos seguintes pólos: na recém-inaugurada Praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé, basquete; no Jardim Santo Antônio, futebol e handebol; e Morro de São Jorge, futsal e handebol.

A informação é de um dos coordenadores do Pides, professor Delton Cêh. Segundo ele, no Morro de São Jorge as novas modalidades vão começar na próxima segunda-feira (10), mas na Barra e no Jardim Santo Antônio ainda não têm data marcada.

O Pides é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, e oferece gratuitamente diferentes modalidades esportivas que variam de acordo com a comunidade, de forma a atender o perfil dos moradores. São contemplados crianças e adolescentes, de seis a 17 anos, moradores no município.

As atividades do Pides já acontecem nas seguintes praças: na Barra, funcionam as modalidades futsal e futebol society; no Jardim Santo Antônio, futebol society; Malvinas, futsal e futebol society; no Novo Cavaleiros e no Visconde de Araújo, futsal e vôlei; no Parque Aeroporto, futsal e futebol society; e no Morro de São Jorge, jiu jtsu.

Além dessas praças, o Pides atende no Novo Botafogo com duas quadras de futsal e vôlei, e no Ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Bittencourt, onde funcionam as escolinhas de futsal, basquete e vôlei, com equipes masculina e feminina.

- Em todas as comunidades o Pides atende em dois turnos, de manhã e à tarde, para dar oportunidade aos jovens que estudam, observou Delton Cêh. Ele lembrou que um dos critérios para conseguir a vaga em uma das escolinhas municipais de esporte é estar estudando na rede regular de ensino, devidamente matriculado e com boas notas.

Segundo o coordenador, o Pides funciona de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 8h às 9h, 9h às 10h e 10h às 11h, pela manhã; e 15h às 16h, 16h às 17h e 17h às 18h, à tarde.

O coordenador do Pides destacou também que a prefeitura disponibiliza todo o material esportivo para os alunos, incluindo uniformes completos e bolas, e ainda professores formados em Educação Física. O programa funciona com quatro coordenadores: além de Delton, os professores Cacau, Paulo César Maillet e Gimi Lessa.

- O Pides passou por um processo de reformulação e está funcionando com toda estrutura para atender as crianças e adolescentes de forma a integrar as comunidades através do esporte. O objetivo é dar cidadania aos jovens mediante uma prática esportiva, promovendo assim a inclusão social deles e de suas famílias ao município, disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes.

O Pides foi criado pelo prefeito Riverton Mussi, quando ele ocupava o cargo de secretário de Esportes, em 1989, e foi remodelado em 2005, no seu primeiro mandato como prefeito.

Aqueles que se destacam no Pides são levados para o projeto Prata da Casa, oferecido pela Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), cujas equipes disputam campeonatos em vários lugares nas modalidades oferecidas e colecionam títulos.
Quem quiser mais informações sobre o Pides e o Prata da Casa pode se dirigir à Fesporte, que funciona no Ginásio, à Alameda Manoel Carneiro da Silva, s/nº, no bairro Riviera Fluminense.