Pides faz confraternização no pólo do Parque da Cidade

10/12/2007 15:20:16 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Programa de Iniciação Desportiva (Pides), do pólo Parque da Cidade, fez festa de confraternização na manhã de domingo (9). Promovido pela secretaria Executiva de Esporte e Lazer, o Pides tem o objetivo de evitar que crianças e adolescentes, com idades entre sete e 15 anos, fiquem ociosos no período em que não estão na escola. No Parque da Cidade, localizado na Praia Campista, 102 meninos aprenderam fundamentos totais de futebol, com o professor Bill e três auxiliares, desde agosto de 2007.

Posicionamento coletivo e individual, condução e domínio de bola, sistema tático e força aeróbica e dinâmica foram algumas das técnicas ministradas pelos orientadores aos alunos. Esses são de famílias moradoras dos bairros Novo Horizonte, Campo do Oeste, Praia Campista, Granja dos Cavaleiros, Sol & Mar, Cajueiros e Novo Visconde.

Segundo o secretário executivo de Esporte e Lazer, Theodomiro Bittencourt Filho, o Mirinho, há dez núcleos do programa em Macaé: dois no Centro de Treinamento (Centro da cidade), e um pólo do projeto no Engenho da Praia, Glicério, Frade, Sana, Malvinas, Botafogo, São José do Barreto e no Parque da Cidade. “São cerca de 1,3 mil alunos inscritos nas aulas de futebol”, conta o secretário. No pólo do Parque da Cidade (Parque Municipal Wilson Fernandes), as aulas aconteceram nos períodos da manhã (das 9h às 11h30) e da tarde (das 14h às 17h30).

De acordo com os alunos, houve muito aprendizado sobre o esporte, ensinados por Bill. Elivelton Santos, de 12 anos, é atacante e gostou de treinar batidas de falta. Seu sonho é ser jogador de futebol. Já o meio-campista Igor Santos (11) disse que gostou de fazer treinamento de arrancadas, a fim de chegar ao gol adversário.

O goleiro Juliano Pacheco (11) evoluiu na técnica de sair do gol em bolas altas e defender cobrança de falta. “Aprendi a defender e a fazer marcação”, afirma o zagueiro Mateus Nascimento (11), enquanto o atacante Antonio Helton (12) frisa que desenvolveu arrancadas e batidas de pênalti.

Mirinho ainda pretende implantar o Pides nos bairros Miracema, Balneário Lagomar e Parque Aeroporto, beneficiando crianças e adolescentes dessas regiões. “Haverá confraternizações nos distritos do Sana, Glicério e Frade”, comenta o secretário. Ele acrescenta que em janeiro de 2008, 20 jogadores mirins que tiveram boas notas na Escola terão a oportunidade de conhecer o Maracanã, acompanhando o time do Macaé Esporte. “Os meninos entrarão em campo junto com os jogadores, no início da partida contra o Fluminense”, avisa Mirinho.