Pint of Science leva ciência para bares e restaurantes

11/05/2018 10:24:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

O objetivo é comunicar a ciência de forma divertida e inspiradora

Macaé participa, este ano, de um dos mais importantes eventos de divulgação científica do mundo: o Pint of Science. Durante três dias, de 14 a 16 de maio, a partir das 19h30, a população poderá tirar as suas dúvidas sobre ciência, com temas de interesse coletivo, diretamente com os cientistas, na mesa de bares e restaurantes que participam do evento. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que consumir nos estabelecimentos e não há necessidade de inscrição.

No Brasil, 56 cidades participam do Pint of Science e Macaé está no circuito pela primeira vez, uma oportunidade importante para quem quer informação, revelações e debates sobre pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. A ideia é popularizar a ciência tirando os cientistas de suas universidades e laboratórios para um bate-papo com as pessoas sobre as pesquisas que desenvolvem.

Em Macaé, participam o Gêmeos Restaurante e Cervejaria, à Avenida Atlântica, 2.500, em Cavaleiros; e o Papo Furado, no Shopping Plaza Macaé, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 800. Não serão feitas reservas de lugar e nem emissão de certificados de participação.

No Gêmeos, os cientistas vão conversar sobre células-tronco e produtos naturais, no dia 14; rim e água, no dia 15; ecotoxicologia sistêmica e questões cósmicas, no dia 16. No Papo Furado, os assuntos são: política habitacional e fluorescência da clorofila, no dia 14; apostando beterraba e pão nosso de cada dia, no dia 15; certificações ambientais e medicamentos, no dia 16.

A organização do festival ocorre nos níveis local, regional e nacional. Em Macaé está sendo organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

- É uma grande satisfação, mas também um imenso desafio, receber esse evento na cidade de Macaé. Tudo isso está sendo possível pela disponibilidade de diversos pesquisadores em participarem voluntariamente como palestrantes e pelo empenho da equipe de organização que se formou em Macaé, constituída por pesquisadoras como Magdalena Rennó, Cintia Barros e a técnica Rafaela Erasmi. Com esse evento, inserimos Macaé no cenário internacional da divulgação científica - disse Leonardo Moreira, coordenador do evento no município.

Segundo ele, os destaques deste primeiro ano de participação da cidade são a presença dos pesquisadores Rodrigo Nunes da Fonseca (diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé – Nupem/UFRJ), Teresa Peixoto Faria e Angélica Ribeiro Soares, referências nas áreas de genômica funcional e biologia evolutiva do desenvolvimento, planejamento urbano e regional e química de produtos naturais.

O Pint of Science foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) e realizado no Brasil, pela primeira vez, em 2015, na cidade de São Carlos.

A lista das cidades brasileiras participantes e a programação completa do festival estão disponíveis no site do evento: https://pintofscience.com.br/events/macae. Mais informações também pelo e-mail: pintcomunica@gmail.com.