Planejamento Estratégico Social reestrutura ações da prefeitura

22/04/2009 17:13:48 - Jornalista: Cesar Dussac

Para falar sobre o tema “Planejamento Estratégico e Situacional (PES), a subsecretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro, representando o secretário Júlio César de Barros, realizou na tarde desta quarta-feira (22), na sede da Fábrica de Cidadania, a segunda reunião com os responsáveis pelos órgãos subordinados à secretaria e entidades que visam ao social, coordenadores e técnicos dos programas e projetos.

Na ocasião, a subsecretária falou dos objetivos de reestruturação das ações, segundo a nova gestão da secretaria. As reuniões terão prosseguimento na sexta-feira (24) com o tema “Propostas de Planejamento Estratégico”. Ela explicou todas as fases da elaboração do planejamento estratégico de cada instituição, visando ao Planejamento Estratégico Social (PES) da secretaria. Também foram analisados documentos já elaborados pela secretaria.

- O principal objetivo do Plano Estratégico Social (PES) é ampliar e trocar os conhecimentos técnicos, conhecer as habilidades profissionais e valorizar as atitudes pessoais da equipe da secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo específico é integrar a equipe com conceitos práticos e de planejamento. O que planejamos é reestruturar ações, comentou Bárbara.

Segundo ela, Planejamento é uma necessidade em qualquer órgão de gestão, seja público ou privado, para se conhecer diversos aspectos.

-Na esfera pública, caso da secretaria, temos que fazer um diagnóstico de diversos aspectos: forças e fraquezas (forças internas, como equipe técnica, operacional, de apoio, administrativa, equipamento material; forças ambientais externas, como recursos orçamentários e outros). Outros aspectos são: oportunidades e ameaças, usuários, empresas concorrentes, outros projetos ‘concorrentes’ do município, pertencentes a outras gestões, por exemplo Guarda Mirim, Sem Fronteiras. O recurso financeiro, se o temos, classificamos como oportunidade, e se não o temos, passa a ser ameaça, explicou.

Segundo Bárbara, o Planejamento vai estabelecer as estabelecer motivações - principalmente quando o público são crianças - premissas básicas, as situações almejadas, os caminhos a serem seguidos, como o cronograma físico-financeiro, o plano plurianual de metas. “Todo Plano Estratégico tem que apontar Justificativa, além de explicitar o quê, como, quando, por quem, para quem e onde devem ser realizados os planos de ação”, comentou.

Também foram enumeradas as quatro fases básicas para a elaboração e implementação do PES. “A Fase I é o diagnóstico estratégico; a Fase II informa Quem Somos, qual é a nossa missão; a Fase III abrange os Instrumentos Prescritivos – quando posso prever o futuro, segundo o que possuo no presente e o que realizei no passado – e a Fase IV, que abrange o Controle e a Avaliação do que foi alcançado ou não, com a explicação do por que não foi alcançado o objetivo”, explicou Bárbara.

Na primeira reunião, realizada no Paço Municipal, na tarde de sexta-feira (17), a subsecretária falou da Administração Científica, sistematizada por Taylor e Fayol, quando do surgimento da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, e mencionou a teoria das relações humanas no trabalho, ditada por Mayo, divulgada na década de 1930. Bárbara também discorreu sobre produtividade versus lucratividade, sendo o lucro o objetivo maior das empresas, o que exige do trabalhador – principalmente na Bacia de Campos - qualificação profissional.

- Cada vez mais cresce o número de migrantes em Macaé, geralmente sem qualificação profissional compatível com as necessidades do mercado de trabalho, o que faz crescer o número de desempregados e aumenta o número de indivíduos e de famílias dependentes do governo municipal, e engrossa o exército de mendigos e moradores de rua, um quadro que requer dos órgãos de assistência social um trabalho conjunto e profundo, tanto na elaboração quanto na execução do Planejamento Estratégico, disse.

Em seguida, representantes dos diversos órgãos se apresentaram uns aos outros, no primeiro item do encontro – Quem Sou - quando falaram de suas vivências à frente dos órgãos, e se colocaram, mutuamente, à disposição para trabalhar em conjunto, visando ao objetivo maior da prefeitura de oferecer bem estar à população.