Planejando Macaé: prefeitura discute intervenções na RJ-106 com concessionárias

14/10/2011 09:07:12 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Macaé realizou reunião, na quinta-feira (13)

A Prefeitura de Macaé realizou reunião, na quinta-feira (13), com representantes da Petrobras UO-BC e das concessionárias que possuem interferências na RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) para discutir a urbanização do trecho entre o trevo da Cancela Preta e o Posto BR, na Praia Campista. O objetivo principal foi para que as concessionárias apresentassem os mapas e cadastros de rede para que o projeto executivo da obra de revitalização do trecho possa ser finalizado. A revitalização da RJ-106 é um dos projetos incluídos no Programa Planejando Macaé.

- O Planejando Macaé traz um estudo macro de urbanismo para a cidade impactada pelo crescimento das últimas décadas. Dentro do programa temos várias ações, que chamamos de projetos estruturantes urbanos - acupunturas, que serão implementadas a curto, médio e longo prazos. A requalificação da Amaral Peixoto (RJ-106) para Alameda/Boulevard, entre o trevo da Cancela Preta e o Posto BR/Petrobras, é outra importante intervenção que vai beneficiar uma melhor fluidez do tráfego na cidade, integrando, transporte, pedestre e comércio, explicou o secretário de Governo e coordenador geral do Planejando Macaé, André Braga.

A urbanização do trecho entre o trevo da Cancela Preta e o Posto BR, na Praia Campista, faz parte do conjunto de metas previsto no Planejando Macaé. O objetivo do projeto de requalificação deste trecho da RJ-106 é melhorar o fluxo de veículos com a duplicação da via e ainda proporcionar integração entre transporte, pedestre e comércio.

Participaram da reunião o consultor técnico do Planejando Macaé, Júnior Patrocínio; o responsável pelo planejamento estratégico do Planejando Macaé, Marcelo Machado; o gerente de Comunicação e Segurança da informação da Petrobras, Lincoln Weinhardt; o responsável técnico da Companhia Estadual de Gás (CEG), Maurício da Silva; o gestor de Obra da CEG, Romulo Rosemberg; o gerente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Jorge Brito Batista, os representantes da Secretaria Municipal de Obras, José Roberto Bastos; da Ampla, Paulo Proença e Fabrício Gonçalves; da Oi, Ederaldo Carvalho; de Tecnologia da Informação da Petrobras UO-BC, Antônio Alves e o arquiteto do Planejando Macaé, Ian Wyatt.

- Temos uma agenda técnica de campo, no local junto com os técnicos das concessionárias e engenheiros da Carioca Engenharia, que estarão conduzindo as obras, juntamente com a Secretaria de Obras da prefeitura, detalhou Júnior Patrocínio.

O estudo da logística de trânsito já foi concluído e apresentado à Petrobras Unidade de Operações da Bacia de Campos (UO-BC) e está sendo apresentado a todas as partes envolvidas no trecho, como universidade, clubes, comércio local, entre outros estabelecimentos.

A primeira etapa da obra vai começar por intervenções na Avenida Nossa Senhora da Glória. A previsão é que em dois meses o projeto executivo seja concluído para o início da obra no local. A estratégia é que o impacto seja minimizado, no início, por coincidir com o início das férias escolares, a partir de dezembro.

- Nossa participação em todo o processo é para acelerar o início das obras. Já realizamos reuniões com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para que as interferências ocorram da melhor forma possível e tudo já foi passado para a alta gerência da Petrobras. O trânsito de veículos de passeio será desviado para a Avenida Atlântica de quem vem de Rio das Ostras e os ônibus e carretas continuarão a passar na RJ-106; já para quem vem do Centro, a alternativa vai ser pelo Parque da Cidade, passando pela Linha Vermelha, pegando a RJ-106 depois do trevo da Cancela Preta, explicou o gerente de Comunicação e Segurança da informação da Petrobras.