Planejando Macaé: projeto da orla da Imbetiba já foi encaminhado ao Inea

07/10/2011 16:10:42 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Projetos executivos estão em andamento para a implantação dos canteiros de obra

Os projetos para a execução da urbanização da orla da Imbetiba e da construção da Estação de Tratamento de Esgoto Central (ETE) estão em andamento. A Prefeitura de Macaé já deu entrada nos projetos junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e aguarda a liberação para o início do projeto executivo pela Secretaria Municipal de Obras. Esses projetos estão incluídos nas obras do Planejando Macaé, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o escritório do urbanista Jaime Lerner.

Para a execução das obras de requalificação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) para Boulevard, no trecho entre o trevo da Cancela Preta e o Posto BR na praia Campista, a prefeitura já encaminhou solicitação de estudo das interferências para as empresas concessionárias (Oi, Companhia Estadual de Gás, Petrobras, entre outras).

- Depois é que poderemos iniciar o processo executivo da obra. Quanto às obras da orla da Imbetiba e da ETE Central aguardamos a liberação dos projetos junto ao INEA. A previsão é que os canteiros de obra sejam implantados esse mês após a liberação do processo, explica o subsecretário de Obras, Neildo Manhães.

Só no projeto da orla da Imbetiba, o município investe R$ 17.633.458,31 na obra que tem prazo de finalização de um ano. O Programa Planejando Macaé traz soluções para os desafios urbanos da cidade, impactada pelo crescimento das últimas décadas, e propõe intervenções – as chamadas acupunturas urbanas – que irão refletir na qualidade de vida da população. Os projetos apontam intervenções na mobilidade urbana (implantação do VLT – Metrô Macaé), saneamento, ocupação do solo, drenagem, entre outros. O objetivo é criar identidades para os projetos urbanos que atuarão como módulos estratégicos para o planejamento da cidade.

- O objetivo do programa é planejar o futuro de Macaé, tendo como base a realidade econômica e social oriunda da evolução histórica do município, apontando quais os eixos de crescimento da cidade e intervenções que proporcionarão uma nova ordem para a cidade. O projeto contempla intervenções a curto, médio e longo prazo – explica o coordenador geral do Planejando Macaé e secretário de Governo, André Braga.

A urbanização da orla da Imbetiba tem como objetivo resgatar a importância histórica do bairro, melhorando a qualidade de vida de quem mora no bairro, com o rebaixamento da muralha que vai ampliar a visão do mar e do Arquipélago de Santana; a praça será revitalizada com duas pérgulas para garantir sombreamento no parquinho e na área das mesas.

Serão instalados novos brinquedos na área do playground infantil, bancos e um banheiro público; uma passarela vai ligar um píer ao outro, onde será instalado um mirante, iluminação; uma faixa de restinga será restaurada e reflorestada, com pelo menos oito metros de largura a partir da ciclovia, entre outras intervenções.

A requalificação da RJ-106 para Boulevard, no trecho entre a Praia Campista e Cancela Preta, tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos com a duplicação da via e ainda proporcionar integração entre transporte, pedestre e comércio.

A complementação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central, com adequação e urbanismo do entorno, junto com a macrodrenagem do projeto Água Limpa (também incluído no Planejando Macaé), contemplam um investimento de R$ 277 milhões. A ETE engloba o tratamento de esgoto da ponte Ivan Mundim até a divisa com Rio das Ostras. A recuperação e pavimentação da estrada da Virgem Santa e da estrada do Imburo também estão contempladas dentro do Planejando Macaé.


Fotos Relacionadas