Plano de Desenvolvimento da Escola é tema de debate da rede municipal

04/11/2011 16:28:36 - Jornalista: Joice Trindade

Gestores, professores e orientadores pedagógicos e educacionais da rede municipal de ensino iniciaram, nesta sexta-feira (4), o processo de avaliação e monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola). O trabalho está sendo desenvolvido na Jornada de Gestão Escolar, um conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação.

Representantes de 12 escolas estão fazendo parte da programação, que está prevista para encerrar até o final deste semestre letivo. O PDE Escola é reconhecido como uma ferramenta de gestão, que auxilia a escola a se organizar de maneira eficiente e eficaz para a melhoria dos seus indicadores educacionais.

Para melhor eficácia do PDE Escola, a equipe pedagógica da Subsecretaria de Ensino Fundamental está participando de encontros periódicos em cidades como Campos dos Goytacazes e Cabo Frio, previsto para os próximos dias 10 e 11. O objetivo das reuniões é repassar informações referentes ao monitoramento das ações do PDE para que sejam multiplicadas aos gestores. O monitoramento, que não substitui a prestação de contas, é uma ferramenta que as escolas podem utilizar para acompanhar o andamento das ações que utilizam recursos provenientes do Governo Federal.

Segundo a Secretária de Educação em exercício, Gelda Tavares, o PDE Escola é um dos programas prioritários do MEC para a Educação Básica. “O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho. A intenção do secretário de Educação, Guto Garcia, é que na rede municipal de ensino todas as escolas trabalhem para atingir os mesmos objetivos, além de avaliar e adequar a gestão escolar, conforme o que é estabelecido no plano”, disse.

Gelda Tavares também pontua que durante as jornadas de gestão escolar, os participantes têm a oportunidade de refletir sobre as ações destacadas no planejamento, que estão e serão postas em prática e acompanhadas para que sejam cumpridas de acordo com o esperado. “A meta é que os ajustes e eventuais mudanças sejam pensadas coletivamente para detectar oportunamente deficiências, obstáculos e/ou necessidades de ajuste da execução”, afirmou.

Presente na jornada, a orientadora educacional, Gilmara Alves, afirma que programas como estes são essenciais para melhor desempenhar e avaliar as atividades que foram executadas com os recursos repassados pelo PDE Escola. “Faço questão de fazer parte destes encontros para poder trabalhar da melhor forma diante da gestão escolar”, pontuou.

Vale lembrar que um grupo formado por técnicos da equipe pedagógica da Subsecretaria de Ensino Fundamental presta assistência técnica na elaboração e execução do PDE Escola, analisando e aprovando os planos de todas as escolas de sua rede, utilizando como critérios de análise as orientações técnicas, pedagógicas e financeiras exigidas pela metodologia, bem como observando as diretrizes do MEC.