Polivalente: aulas iniciam no dia 22 no colégio reformado

01/02/2010 17:08:25 - Jornalista: Douglas Fernandes

Após passar por uma ampla reforma de reestruturação e readaptação, a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira será entregue à comunidade macaense no próximo dia 22, trazendo de volta toda a referência em qualidade de ensino com a qual se destacou nos últimos anos e se tornou parte da história de Macaé.

Por estar em processo de finalização de obras, o início do ano letivo na instituição foi prorrogado e a Secretaria de Educação programou para esta terça-feira (2) na Fundação Educacional de Macaé (Funemac) uma reunião com pais e alunos da escola para esclarecimentos sobre a finalização das obras a reposição das aulas e as novidades que os alunos receberão com a nova estrutura.

- Vamos explicar aos pais todo o processo de reforma, o motivo da transferência do início do ano letivo e as mudanças que a estrutura do colégio sofreu. Tiraremos ainda dúvidas dos pais junto com a direção da escola, disse o secretário de ensino fundamental Sol Grey Tavares.

No início do ano passado, os alunos foram transferidos para as dependências da Fafima e prosseguiram assim até o término do ano letivo. Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, os alunos se adaptaram ao local, não comprometendo a grade escolar. “Tivemos uma grande ajuda por parte da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé que proporcionou aos alunos a realização de todas as suas atividades extracurriculares, sempre com resultados positivos” avaliou.

Ela ainda avaliou todo o processo de reforma no colégio. “Foi um trabalho exaustivo, mas recompensador. Queríamos com a reforma tornar o Polivalente uma escola digna da importância que merece. Sabemos das dificuldades que todo esse processo gerou para algumas pessoas, mas todos foram compreensivos e conscientes na necessidade de se reformar no colégio e a comodidade que todos desfrutariam em seguida. Tudo isso foi feito para eles”, disse ela, que até o final das obras acompanha de perto do trabalho no local

A primeira etapa da reforma foi concluída em outubro e os acabamentos ficarão prontos na próxima semana. A arquiteta da secretaria de Educação, Cláudia Coquito, explicou que inicialmente a obra previa o reforço estrutural no prédio, que apresenta vários problemas, principalmente de infiltração. Mas em seguida foi definido uma reforma ampla em toda a área.

Construída na década de 70, a escola foi municipalizada em 1983. Hoje, a Polivalente atende a cerca de mil alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Desde sua criação ela se tornou referência em educação na cidade, além de se destacar pela sua Fanfarra. A Polivalente já disputou, até o momento, 30 Concursos de Bandas, sagrando-se campeã em 22 destes.