Pousada da Cidadania: resgatando vidas

04/08/2009 18:23:32 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Robson Maia

Daniel: "Hoje tenho orgulho de dizer que sou professor e ministro Curso de Eletricista"

Projeto social da prefeitura de Macaé para apoio a moradores de rua, a Pousada da Cidadania vai também ajudar na qualificação profissional destas pessoas. Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional de Macaé (Cetep), a Pousada, administrada pela Secretaria de Assistência Social, está também oferecendo curso profissionalizante de Eletricista para os atendidos pelo projeto.

A novidade tem um sabor especial para um dos atendidos da Pousada. Nesta terça-feira (4) o ex-morador de rua Daniel Oliveira Paula, 38 anos, foi escolhido para da as aulas do Curso de Eletricista, com a missão de qualificar as 30 pessoas que hoje estão abrigadas na Pousada da Cidadania.

- Esta é a prova que a nossa missão está sendo cumprida. Resgatar moradores de rua e dar a eles a sua dignidade de volta não é um trabalho fácil,mas aos poucos estamos conseguindo mudar este quadro na nossa cidade. A Pousada da Cidadania é um projeto destinado à população adulta em situação de rua, visando na inserção social e no resgate do direito do cidadão ao público, disse o secretário de Assistência Social Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto.

Segundo o coordenador do projeto, Antônio José Ribeiro, o trabalho da Pousada Cidadania, não é simplesmente acolhimento e sim afeto e o resgate de vida. “Dignidade na vida do ser humano é tudo. A pessoa tem que ter determinação, metas e objetivos. E é isso que procuramos fazer aqui”, comentou.

A Pousada Cidadania funciona desde 20 de julho de 2008, com uma equipe multidisciplinar médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem e pedagogos, afim de dar assistência aos abrigados. Cerca de 200 pessoas já passaram pelo projeto e que hoje a maior parte tem uma vida digna.

- O nosso trabalho requer muita atenção e carisma. Quando o trabalho é feito com amor e respeito, a tendência é de um resultado positivo. A gente não pauta por baixo, resgatamos a vida do ser humano com proposta de devolver a cidadania. Já recebemos pessoas com tuberculose, Aids, entre outras doenças. Então acolhemos, cuidamos e hoje muitas estão de volta às suas famílias, afirmou a assistente social Ana Dárcia Palmeira.

Uma vida nova para Daniel

O novo professor do Curso de Eletricista, Daniel Oliveira Paula reside na Pousada Cidadania. Acolhido em maio deste ano, o eletricista já foi empresário de pequeno porte, durante cinco anos no Rio de Janeiro e sua empresa se expandiu na Região dos Lagos. No ano passado, Daniel passou por uma situação difícil no casamento, e abalado com o rompimento, teve a sua vida financeira e mental desestruturada.

- As circunstâncias foram tão fortes que fiquei desequilibrado em todas as áreas de minha vida. A partir então, tentei procurar a solução na bebida e com isso adquiri a derrota, a falta de confiança e o respeito próprio. Morei na rua por muito tempo e recebi ajuda de uma instituição em Cabo Frio, onde fiquei internado por causa do álcool. Até que um dia recebi uma oportunidade de trabalhar numa empresa por três meses de contrato. Mas logo após retornei à rua pois não tive como me manter. Então decidi vir para Macaé, conta Daniel, emocionado.

Assim que chegou à cidade, o ex-morador de rua procurou o Atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e foi encaminhado por uma psicóloga para a Pousada Cidadania. Daniel agora quer reestruturar sua vida e voltar a ter o próprio negócio.

- Ainda estou me recuperando, providenciando todos os meus documentos. Estou entusiasmado em dar aulas aqui, pois essa é uma oportunidade rica. Hoje tenho orgulho de dizer que sou professor e ministro Curso de Eletricista de segunda à sexta-feira, das 19h às 21h, com a missão de capacitar 30 pessoas abrigadas na pousada. Aceitei este desafio com muita responsabilidade, disse.

A Pousada Cidadania está situada na Rua D, lote 4, São José do Barreto(ao lado do Centro de Convenções).