Praça do Aeroporto recebe Lan House Itinerante com Campanha de Doação de Livros da Educação até sexta

10/05/2010 17:31:13 - Jornalista: Grazielle de Marco

A Praça Nagib Mussi, no Parque Aeroproto, recebeu nesta segunda (10), o projeto Lan House Itinerante com Campanha de Doação de Livros, uma ação de parceria entre as secretarias de Ciência e Tecnologia e Educação, iniciada na praça da Barra no evento do Dia do Trabalhador. Os projetos Lan House Itinerante, a Campanha de Doação de Livros juntamente com os Contadores de História, ficarão nas tendas montadas na praça até sexta-feira (14), e a partir da próxima segunda-feira (17) estarão no Terminal do Lagomar.

De acordo com o coordenador do Programa Macaé Inteligente, José Vicente Rodrigues, do qual as Lan Houses Públicas fazem parte, a ideia é levar o acesso ao conhecimento para toda a população de Macaé. “Por isso, achamos fundamental a parceria com a secretaria de Educação. Acreditamos que tanto a Lan House Pública, como os Contadores de História são projetos que tem como único objetivo beneficiar as comunidades visitadas, através do conhecimento”, explicou.

A Coordenadora do Programa Minha Escola Querida, da secretaria de Educação, Sônia Teresinha, comentou que as doações de livros serão revertidas para as comunidades. “A nossa secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, tem o sonho de colocar bibliotecas públicas em todas as praças, para que as pessoas tenham acesso aos livros. Além disso, pensamos em montar a biblioteca Itinerante, com o mesmo objetivo”.

Para disponibilizar o espaço da Lan House, a Prefeitura contou com o apoio do comércio local, entre eles Papelaria J.F.; Vitória Cosméticos; Depósito Minas Bebidas; Drogarias Viva Bem; Drogaria Sued; Bless Cosmetics; Déposito de Bebidas do Cabeludo; GRAPA- Grêmio Recreativo Amigos do Parque Aeroporto e Restaurante M&M.

Doação de Livros prossegue em outros pontos da cidade

Lançada pela secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia dia 1º na Barra, a campanha de Doação de Livros, que é vinculada ao Programa Minha Escola Querida, já conta com o apoio de várias instituições. Um exemplo é a Primeira Igreja Batista da Barra. Um grupo de jovens da Igreja criou o projeto ‘Brincar de Ler’ e quer desenvolver, em parceria com a Secretaria de Educação a criação de pequenas bibliotecas nas praças da cidade.

O recebimento das doações, além de acontecer nos eventos nas praças, continua nos postos localizados em todas as escolas da rede pública, na Cidade Universitária, na Semed, Cetep, no Jornal ‘O Debate’, Fábrica de Cidadania e Universidade Estácio de Sá. A recomendação é que se doem livros de literatura brasileira e estrangeira, para todas as idades, em língua portuguesa, novos ou em bom estado de conservação. As bibliotecas beneficiadas serão a Biblioteca Itinerante, as de Associações de Moradores e de Instituições religiosas.