Pré-Vestibular da prefeitura da dicas para Enem 2018

01/11/2018 15:21:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin/Arquivo Secom

Alunos do curso Pré-Vestibular gratuito da prefeitura tiveram simulados este mês

Professores do Pré-Vestibular Social da prefeitura realizaram, este mês, aulões e simulados com os alunos de todas as turmas e turnos, com dicas para realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que completa 20 anos democratizando o acesso ao ensino superior no Brasil. O Colégio de Aplicação do município (CAp) também prepara os alunos, com antecedência, para este momento, quando 5,5 milhões de estudantes no país inteiro estão de olho nas orientações para conseguirem vaga para cursarem uma faculdade.

O Pré-Vestibular e o CAp são mantidos pela Secretaria Municipal de Educação de Macaé. Nos aulões e nos simulados foram abordados temas específicos direcionados para a prova do Enem e é bom que os alunos fiquem atentos às dicas que vão ajudar na hora de responder às questões.

"Com base na análise das questões de História no Enem dos últimos quatro anos, é possível perceber algumas tendências. Por exemplo, das 72 questões dedicadas à disciplina, 61% falam sobre a História do Brasil, enquanto 39% abordam a História geral. Percebeu a força de estudar a História do Brasil. Mas, não dá para relegar a História geral", acredita o professor de História do Pré-Vest, João Santos.

Ele lembrou que, na prova objetiva do Enem, a distribuição das questões de História pode ser mapeada em cinco áreas: Direitos humanos, minorias, índios e negros; Autoritarismo e Democracia; Temas clássicos (Absolutismo, II Guerra, Imperialismo, Imigração, etc.); Patrimônio Cultural; e Economia.

O Pré-Vestibular funciona na Cidade Universitária de Macaé, um dos locais da prova, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros. Os candidatos devem procurar se informar sobre como chegar ao local, que fica em frente ao Shopping Plaza Macaé. Os portões abrem ao meio-dia e os candidatos poderão entrar até às 13h, horário de Brasília, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Lembrando que o primeiro dia da prova coincide com o início do Horário de Verão este ano. O certame começa às 13h30, meia hora após o fechamento dos portões, e os participantes terão cinco horas e meia para realizar a prova.

O primeiro domingo do Enem será composto por 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da Redação (confira abaixo os 11 temas em evidência). O segundo dia de prova será realizado no outro domingo, 11 de novembro, com 45 perguntas objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática, sendo cinco horas de exame. Os gabaritos oficiais serão liberados em 14 de novembro, sem possibilidade para recursos. O resultado do Enem sairá até o dia 17 de janeiro de 2019.

O Inep recomenda que os candidatos confiram o cartão de confirmação da inscrição com antecedência porque o site pode ficar sobrecarregado. Nele consta o local da prova e a língua estrangeira escolhida no ato da inscrição. Se houver algum erro, ligue para 0800 616161. Não é obrigatório levar o cartão impresso, mas o Inep recomenda seu uso para encontrar as salas de provas.

Os itens obrigatórios para apresentar na hora da prova são os seguintes: documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). Serão aceitos os documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação e identidade funcional.

Resumo das principais dicas



  • Leia com atenção o edital do exame;

  • Faça exercícios de redação;

  • Durma 8 horas por noite;

  • Atenção ao horário da prova porque coincide com o primeiro dia do Horário de Verão;

  • Alimentação leve e saudável, começar a se alimentar mais cedo a partir da quinta-feira que antecede o domingo da prova;

  • Não exagerar no consumo de alimentos para não passar mal durante a prova;

  • Manter-se hidratado durante o exame (levar água);

  • Começar a prova pelas questões que tem mais afinidade;

  • Faça revisão dos conteúdos até quinta-feira, porque 30% da prova dependem do estado físico e 70%, dos conhecimentos adquiridos;

  • Acompanhar as notícias para ter bom conhecimento das questões da atualidade e desenvolver bem o tema da redação;

  • Celulares, chaves e moedas devem ser guardados na embalagem que o fiscal de sala dará na entrada da prova. O participante terá que colocar o recipiente embaixo da cadeira e não poderá mexer no material até o fim do exame;

  • Conferir os dados da prova quando pegar o caderno e a folha de respostas, verificando as informações pessoais. Se houver erro, chame o fiscal e informe.


Orientações para a prova de Redação e os temas em evidência

O professor Rodrigo Araújo, do Pré-Vestibular Social da Prefeitura de Macaé, deu dicas sobre a prova de Redação que tem critérios de correção. Ele também apresentou os 11 temas em evidência este ano.

ENTENDA O TEMA: É preciso analisar a proposta e perceber a importância dele com o cenário atual;

TEXTO ENXUTO: Não escreva ideias sem relação com o tema; a produção textual precisa ter períodos curtos e ser clara;

ARGUMENTOS: Os argumentos devem sustentar a tese e serem bem conectados;

NÃO SEJA ÓBVIO: Escrever pontos óbvios deixa sua redação chata e sem criatividade;

SOLUÇÃO: Não esqueça que na conclusão você deverá apresentar uma solução e você precisa avaliar muito bem isso de acordo com o tema proposto;

REGRAS: Siga, atentamente, as regras do manual de redação do Inep. Disponível aqui.

11 temas em evidência:

1. Resíduos urbanos


Nesse tema, cabe toda a questão sobre como tratar o lixo, envolvendo a reciclagem, e de como se manter a coleta urbana de maneira sustentável, sendo que os locais de depósito de lixo estão ficando cada vez mais cheios. Além disso, podemos estudar sobre a questão de como diminuir os aterros sanitários.

2 . Violência escolar

Cada vez mais a gente tem ouvido notícias de drogas dentro de escolas ou de alunos que agridem professores, pessoas que vão para as escolas para matarem alunos, que são casos mais raros, mas ainda assim a gente escuta ou, até mesmo, de alunos que levam armas para as escolas para agredirem professores ou colegas.

3 . Sistema Carcerário

Sabemos que o sistema carcerário brasileiro é um completo caos. Primeiro de tudo, os presídios sempre estão lotados, presídios que não ensinam ninguém e que não trazem o preso de volta para a sociedade, muito pelo contrário, o levam ainda mais para o mundo do crime sendo os presídios, cada vez mais, controlados por facções e quadrilhas.

Levando tudo isso em consideração, como o poder público pode levar a uma solução? Sentenciando mais trabalho comunitário? Penas alternativas? Dando trabalho para os presos para eles pagarem o seu sustento dentro do presídio? Investir em presídios mais modernos? Investir na construção de mais presídios?

4 . Refugiados lidando com a xenofobia

Cada vez mais o Brasil está recebendo refugiados, por essa razão imagino que seja possível essa proposta de redação em 2018. Aqui na região onde moro, existem muitos haitianos e senegaleses que vêm em busca de emprego. Porém, eles acabam ficando à margem da sociedade, pois ficam vendendo coisas na rua para conseguirem sobreviver porque eles não recebem muitas oportunidades a nível de emprego, eles não recebem muitos recursos, até mesmo de moradia. Além disso, a própria população os vê com olhos de preconceito, xenofobia.

Dessa forma, esta é outra questão com a qual temos de lidar, afinal, o Brasil deve ou não receber esse número de refugiados? Se deve, como tratá-los para que eles não tenham que ficar vendendo tapeçarias na rua? Talvez estimulando as empresas privadas a os contratarem ganhando em troca redução de impostos e incentivo fiscal? Além disso, como tratá-los em um sentido social? Construindo escolas para eles? Igrejas para que eles preguem a própria religião?

5. Indígenas

Essa é uma questão muito complicada. Hoje, o indígena também está vivendo à margem da sociedade. Eles são minorias e têm espécies de reservas aonde podem viver.

Porém, ainda assim, vemos muitos que passam por necessidades. Por exemplo, na minha cidade, enxergamos muitos indígenas, principalmente crianças, pedindo esmolas no semáforo, pois eles moram em uma espécie de barracão e ficam meio que “jogados” que nem animais vivendo com aquelas moedinhas que eles ganham nos semáforos.

Portanto, essa é uma situação muito complicada. Em algumas regiões do Brasil, eles até têm reservas um pouco maiores, mas é muito raro. Ainda assim, os que têm reservas, eles vivem em situações precárias, porque o mundo no qual vivemos hoje não é o mundo no qual eles viviam 500 anos atrás. Hoje há a influência do homem branco e da civilização.

Assim, como tratar dessa questão sem ferir a cultura do índio?

6. Atual cenário da leitura no Brasil

Você pode achar que esse tema tenha um foco pouco social. Porém, seria uma questão muito interessante de ser cobrada, pois ela envolve dois lados: estimulação da leitura e consumismo de livros.

Mas como assim? Provavelmente você já deve ter percebido que existem muitas pessoas que adoram fingir que gostam de ler, mas na verdade, essa pessoa não gosta de ler. Ela gosta de comprar e acumular livros em casa. Esse tipo de pessoa compra o livro e não lê, ou até lê, mas apenas uma página ou um capítulo e acaba deixando o livro de lado. Depois disso, a pessoa sai de casa e compra mais livros para mostrar que ela é uma “leitora”, “culta”.

7. Mobilidade urbana: transporte na sociedade brasileira

As grandes cidades do mundo passam por um intenso desafio de buscar soluções para o ir e vir de seus habitantes. No Brasil, essa questão ganhou elevada repercussão com os grandes eventos dos últimos anos (Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa das Confederações). O serviço deficiente de transporte público no Brasil acarreta um maior número de pessoas, que recorrem ao veículo particular, piorando ainda mais o problema.

8. Alimentação e estética:

O mundo baseado em padrões. O mundo contemporâneo passa por um processo de valorização ferrenho da estética, em que aumenta o número de cirurgias plásticas, de dietas milagrosas e do uso de suplementos alimentares. A prova pode exigir do aluno um posicionamento crítico para dialogar com essa questão.

9 A Prática do Bullying e Cyberbullying nas Escolas Brasileiras.

10. O Aumento de DSTs entre os Jovens Brasileiros.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, só em 2005, o número de casos de HIV passaram de 16,2% para 33,1% em um grupo de 100 mil habitantes entre as idades de 20 a 24 anos.

O HIV representa apenas uma das DSTs comuns entre os jovens. Hepatite C, gonorreia, sífilis, herpes genital, HPV, clamídia e outras doenças têm crescido nas estatísticas entre os jovens brasileiros.

11. Divulgação de Fake News e seus Impactos. (Professor Rodrigo Araújo).