Prefeita em exercício faz balanço da chuva que atingiu a cidade

05/12/2009 17:46:38 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Marilena Garcia coordena equipe da prefeitura que está atuando nos pontos mais críticos da cidade

Foram seis horas ininterruptas de chuva forte que atingiram Macaé nesta sexta-feira (4). O índice pluviométrico registrado foi de 177,3 milímetros, o equivalente a um mês inteiro de chuva – em dezembro de 2008, foram registrados 181,5 milímetros durante todo o mês. Para conter os estragos e atender a população, a prefeita em exercício, Marilena Garcia, montou um Plano de Ação Emergencial na sexta-feira à noite, com a participação da maioria dos secretários municipais, na sede da Guarda Municipal de Macaé.

- Desde as primeiras horas da chuva, estamos monitorando todos os pontos da cidade. Reunimos uma equipe e traçamos um plano de ação emergencial para poder atender à população que estava em situação mais crítica, para que nenhum macaense ficasse sem socorro. A Defesa Civil e a secretaria de Assistência Social estão dando total apoio aos desalojados, assim como outras secretarias, como a de Ordem Pública e Mobilidade Urbana/Mactran estão atuando no sentido de trazer a normalidade à cidade. Macaé foi atingida por uma chuva contínua e intensa por seis horas e que também castigou outros municípios do estado do Rio -, disse Marilena Garcia.

As secretarias de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Assistência Social, Ordem Pública, Habitação e Mobilidade Urbana/Mactran, as subsecretarias de Turismo e Pesca, Câmara Permanente de Gestão, Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação, estão participando do Plano de Ação Emergencial que atua na cidade.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil das 17h desta sexta-feira às 6h de sábado (5) foram registrados 177,3 milímetros de chuva; das 17h à meia-noite de sexta-feira, 170,9 milímetros e da meia-noite às 7h da manhã deste sábado, 6,4 milímetros.

- Em dezembro de 2008, choveu 181,5 milímetros o mês inteiro de dezembro. Pedimos às pessoas que ainda evitem sair de casa neste sábado, mesmo com a previsão de não haver novas ocorrências de chuva forte, apenas tempo fechado. A cidade ainda registra pontos de retenção de água em alguns bairros, pois a maior incidência da chuva foi registrada quando a maré também estava alta -, explicou o coordenador de Defesa Civil, Erick Schueler.

Até às 15h30m deste sábado, foram registradas 65 ocorrências, entre alagamentos, deslizamentos (dois no Morro de Sant’Anna), queda de muro (uma queda de muro com deslizamento), interdição de residência (duas), remoção (24) e queda de árvores (duas). Ao todo, foram registrados 102 casos de desalojados.

A secretaria de Assistência Social montou uma equipe com cerca de dez profissionais (assistentes sociais) para atender à população desalojada, fazendo o levantamento de cada caso e acompanhando as famílias.

Os bairros mais atingidos foram: Novo Horizonte, Centro, Sol y Mar, Visconde de Araújo, Miramar, Glória, Novo Cavaleiros, Nova Holanda, Nova Esperança, Piracema e Praia Campista. A equipe da Coordenadoria de Defesa Civil está fazendo o monitoramento constante na cidade. A estrada para o Sana, via Estrada SerraMar pelo município de Casimiro de Abreu, registrou alguns deslizamentos de encostas, mas o acesso está liberado.