Prefeita em exercício se reúne com Defesa Civil

12/01/2012 15:37:29 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Prefeitura se reuniu com a Coordenadoria de Defesa Civil para avaliar impacto das chuvas dos últimos dias no município

A Coordenadoria de Defesa Civil se reuniu esta semana com a prefeita de Macaé em exercício, Marilena Garcia, para apresentar um balanço das últimas chuvas no município. Do dia 1º até esta quinta-feira (12) já foram registrados 214 mm de índice pluviométrico, com pico na madrugada do último domingo (8) para segunda-feira (9) quando foi registrado 87 mm.

Em dezembro de 2011 foram registrados 125mm. A média dos últimos 10 anos, em dezembro, é de 212,4 mm e, em janeiro, 239,6 mm.

A Defesa Civil continua em estado normalidade nesta quinta-feira. “Apesar de estarmos em estado de normalidade, estamos no período de chuvas fortes em nossa região que vai de novembro a março, nesta época do ano estamos sempre em atenção máxima com as mudanças constantes do clima. Neste período a equipe de Defesa Civil tem como principal foco o trabalho de: Monitoramento meteorológico e vistorias constantes em áreas de risco”, explica o coordenador municipal de Defesa Civil, Eric Schueler.

- A Defesa Civil é um grande parceiro e tem um trabalho de alta qualidade. O objetivo desta reunião foi avaliar como as chuvas dos últimos dias repercutiram no município. As obras de macrodrenagem do Projeto Água Lima, que a prefeitura está realizando, melhoraram o escoamento das águas pluviais nos locais mais críticos da cidade – explicou Marilena Garcia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o Projeto Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento, está com 40% das obras realizadas e com frentes de trabalho na Avenida Evaldo Costa, Rodovia Amaral Peixoto (em frente ao Parque de Tubos) e Elevatória da rua Télio Barreto.

Nos bairros como Novo Cavaleiros e Imboassica, por exemplo, onde os moradores sofriam com enchentes, não foi registrado nenhum alagamento, de acordo com a Defesa Civil.

- A macrodrenagem funcionou muito bem. O processo de escoamento das águas pluviais melhorou bastante. De domingo para segunda-feira (8 e 9), quando a chuva foi mais intensa, realizamos diversas ações de atendimento na cidade em pontos diversos, principalmente em áreas de bacias pluviais, como Lagomar, Piracema, Nova Esperança e Novo Horizonte. Também ficamos atentos, durante esses dias de chuva, para locais de encosta, como a parte alta do Novo Horizonte, Ajuda e Morro de São Jorge e Santana, e na região serrana, os pontos críticos são residências construídas próximas a beiro rio em Glicério e Córrego do Ouro – explicou Eric Schueler.

Participaram da reunião no gabinete da prefeita em exercício, Marilena Garcia, além do coordenador municipal de Defesa Civil, Eric Schueler, o coordenador geral de Planejamento da Defesa Civil, Marcos Schueler, o coordenador de Operações, Tiago Rezende, o coodenador de Gestão de Risco, Allan Ribeiro, e o assessor de informação, Felipe Mancini.

Alerta de Cheia - A Defesa Civil de Macaé já implantou o Sistema de Alerta de Cheia, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O objetivo é informar as autoridades e a população sobre os níveis de precipitação de chuva e de cheia dos rios que possam causar problemas em diversas regiões do estado. Em Macaé, estão instaladas algumas estações, das quais as do Rio São Pedro e Macaé são as principais da região.

- Quando há algum alerta de cheia, um veículo com alerta de sirene é deslocado para o local que está em risco e uma mensagem gravada é divulgada para os moradores – explica o assessor de informação da Defesa Civil, Felipe Mancini.

A previsão para os próximos dias é de sol com pequena quantidade de chuva, com índice pluviométrico de um a dois mm. Em caso de emergência, ligue para 199 ou 27574046, onde estaremos de plantão para qualquer eventualidade.