Prefeita em exercício visita obras e elabora relatório de ações

02/12/2009 17:35:08 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Ana Chaffin

Mercado de Peixes: obras de recuperação estão marcadas para o primeiro trimestre de 2010

A prefeita em exercício de Macaé, Marilena Garcia, visitou nesta quarta-feira (2) algumas das obras que estão em processo de finalização e serão entregues a partir do início do próximo ano – as reformas do Mercado Municipal de Peixe, o Estádio Cláudio Moacyr, com a escola anexo, e a Praça da Barra. Marilena esteve ainda nas dependências da Faculdade de Filosofia de Macaé (Fafima) e da Guarda Municipal.

As visitas da prefeita em exercício serão mostradas em um relatório que será entregue ao prefeito Riverton Mussi. A visita foi iniciada na Fafima, onde cerca de 800 alunos do Colégio Municipal Polivalente estudam provisoriamente. A prefeita informou que os alunos retornarão às dependências de sua escola no início do próximo ano letivo.

- Visitamos na última terça-feira (1) o local, que ainda se encontra em obras e pudemos comprovar que sua a estrutura será finalizada a fim de atender nossos estudantes em 2010, disse Marilena, ao se encontrar com a diretora da instituição.

Em seguida, a comitiva esteve na Guarda Municipal onde vistoriou a estrutura do local e as câmeras de segurança. Marilena ressaltou a necessidade de se ampliar a logística da segurança na cidade e irá propor em seu relatório investimentos na área. Os membros do projeto “Prefeitura em Ação” passaram ainda pelas obras de recuperação da Praça da Barra de Macaé, seguindo para o Mercado de Peixe.

O subsecretário de Pesca, José Carlos Bento da Silva, informou que as obras de recuperação do espaço estão marcadas para o primeiro trimestre de 2010 com finalização no mesmo ano. O subsecretário disse ainda que novas tendas, confeccionadas sob medida serão colocadas no local a fim de atender em caráter emergencial todos os comerciantes do mercado.

- O prefeito Riverton está ciente da necessidade de recuperarmos o mais breve possível este espaço, e por isso iniciaremos a reforma desse local o mais breve possível, disse o secretário.

As obras do Estádio Cláudio Moacyr foi o último local da visitação. A entraga da obra está prevista para fevereiro. Marilena teve acesso ainda à planta da nova unidade escolar que será construída anexo ao estádio. Lá, serão atendidos mais de 500 alunos em três turnos entre as séries da Educação Infantil, ensino Fundamental e possivelmente EJA. A conclusão as obras da escola está prevista para o primeiro semestre de 2010.

Prefeita propõe em reunião cursos para o setor hoteleiro e parcerias com iniciativa privada

Empresários do setor hoteleiro, juntamente com o secretariado municipal se reuniram na tarde desta quarta-feira (2) com a prefeita em exercício. O objetivo foi buscar políticas públicas para a ampliação do setor e sua logística para o município. Marilena ressaltou a importância de buscar convênios com a iniciativa privada na elaboração de ações que visem alavancar o segmento no município, a qualificação de profissionais de turismo e hotelaria por meio dos cursos do CETEP (Centro de Educação Tecnológica e Profissional de Macaé) e a recuperação dos pontos de guarda-vidas por meio de parceria com as empresas.

Marilena informou aos presentes de sua primeira ação nas orlas das praias no último sábado (28) juntamente com sua comitiva e sua proposta de recuperação e readaptação dos postos de salvamento do Corpo de Bombeiros. Ela percorreu as praias do Pecado, Cavaleiros, Imbetiba e a Praia do Coco.

- Nossa intenção é buscar junto às empresas do município incluindo o setor hoteleiro, parceiras para a instalação de novos postos móveis nas praias. Assim os salva-vidas poderão utilizar sua base, locomovendo-a para onde se encontram riscos à segurança dos banhistas, disse.

A proposta de cursos de qualificação profissional para o setor de turismo e hotelaria também foi outro ponto defendido por Marilena. Segundo ela, o município está em crescente projeção nacional mediante a atuação dos setores do turismo e sua rede de hotéis. “Por isso acho coerente oferecermos uma mão de obra profissional capacitada que visem atender principalmente nosso empresariado local”,explicou ressaltando ainda a criação do Centro de Idiomas.

O empresariado hoteleiro apoiou a iniciativa proposta por Marilena. O grupo volta a se reunir no próximo dia 15 na ACIM para apresentando um projeto para a rápida restauração dos postos salva–vidas e a criação de novos cursos na área de hotelaria a serem oferecidos pelo CETEP. Estiveram presentes os responsáveis pelos hotéis Gloria Garden,Comfort Suites, Hotel DuLac, Mercure,Pousada Marymar, além de representantes dos setores de turismo no município.